Os micronutrientes são aqueles requeridos em pequenas quantidades pelas plantas. Entre eles estão zinco, ferro, manganês, boro, cloro, cobre e molibdênio – e são normalmente relatados em análises de solo padrão.
Esses elementos minerais essências são os conhecidos nutrientes, sem os quais a planta é incapaz de completar seu ciclo de vida. São exemplos de micronutrientes os elementos boro (B), cloro (Cl), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), níquel (Ni) e zinco (Zn).
Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.
Os elementos essenciais para a nutrição das plantas são os macronutrientes primários: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), macronutrientes secundários: Enxofre (S), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg), micronutrientes: Boro (B), Cloro(Cl), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Molibdênio(Mo) e Zinco (Zn), além de ...
Orientações Gerais
O Boro disponível para as plantas encontra-se na solução do solo como ácido bórico (em condições de pH neutro) e como ânion borato (a elevados valores de pH) e pode ser absorvido tanto por via radicular (raízes) como foliar (folhas). Um fator muito importante para a sua disponibilidade do solo é o pH.
A ocorrência geológica do boro dá-se principalmente em regiões com atividade vulcânica, onde se encontram os minerais borax, kernita, ulexita e colemanita, principais fontes de boro usadas comercialmente. As maiores reservas de bórax estão localizadas na Turquia e no Deserto de Mojave, na Califórnia.
Os alimentos que são boas fontes de boro incluem alimentos de origem vegetal, especialmente frutas não cítricas, como a banana, hortaliças, como a couve-manteiga, nozes e leguminosas, como a soja, o feijão, a lentilha ou a ervilha, por exemplo.
O boro é um elemento químico de símbolo B, número atômico 5 (5 prótons e 5 elétrons) com massa atómica 11 u. ... Os maiores depósitos de boro estão na Turquia. É um elemento inerte, classificado como metaloide, e é encontrado em pequenas amostras em meteoroides, porém não encontrados normalmente na Terra.
10,811 u
5
O Boro, dentre os outros elementos deste grupo difere significativamente, principalmente pelo tamanho dos seus átomos, e também por ser um não metal. Os elementos deste grupo apresentam número de oxidação +3, e, analogamente possuem três elétrons na camada de valência.
O boro é um micronutriente necessário para a nutrição de todas as plantas. As principais funções do boro estão relacionadas à força e ao desenvolvimento das paredes celulares, à divisão de células, ao desenvolvimento de frutos e sementes, ao transporte de açúcar e ao desenvolvimento de hormônios.
Grupo 13 Família do Boro. Integram o Grupo 13 os elementos, boro, alumínio, gálio, índio, tálio e o nihônio.
Escolher o boro (B) e o alumínio (Al) para batizar esse grupo se deve ao fato deles serem os elementos mais simples (mais leves) e abundantes da família. ... Este grupo da tabela periódica é formado pelos seguintes elementos: boro (B), alumínio (Al), gálio (Ga), índio (In), tálio (Po), ununtrio (Uut).
Não metal
Boro - Imagem do símbolo químico do Boro (B) e suas aplicações. O B tem número atômico (Z) = 5 e Massa Atômica (A) = 11, está localizado no grupo 13 ou família 3A e no 2º período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L3.