Fatores de coagulação
A vitamina K controla a formação dos fatores de coagulação II (protrombina), VII, IX e X no fígado (ver tabela Fontes, funções e efeitos das vitaminas). Outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K são proteína C, proteína S e proteína Z; proteínas C e S são anticoagulantes.
Como é feito O coagulograma deve ser feito com a pessoa em jejum de 2 a 4 horas e consiste na recolha de uma amostra de sangue que é encaminhada para análise, com exceção do Tempo de Sangramento (TS), que é feito na hora e consiste na observação do tempo que leva para o sangramento parar.
O Exame Coagulograma geralmente é solicitado por um médico de confiança para avaliar as condições de coagulação do sangue. Com o exame de Coagulograma, o médico pode identificar e acompanhar doenças hematológica, como anemia e leucemia.
o TTPA é um exame que avalia a coagulação. Ele pode estar alterado simplesmente por um problema técnico, por doenças genéticas ou adquiridas que interferem na coagulação ou secundária a medicamentos. A história clínica associada a exames laboratoriais direciona o diagnóstico.
Testes de coagulação Os mais comuns desses exames são o tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial (TTP). Os níveis de fatores de coagulação individuais também podem ser determinados.
O TTPa, sigla para Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada, é um exame que avalia a coagulação do sangue. Ele pode estar alterado por doenças genéticas ou adquiridas que interferem na coagulação ou secundária a medicamentos.
Resultados: Valores normais: entre 25 a 36 segundos, para a formação de um grumo de fibrina. Valores anormais: Tempos prolongados podem indicar o uso de anticoagulantes, como a heparina, fibrinólise ou presença de produtos de degradação da fibrina.
Entre eles, estão o Tempo de Atividade da Protrombina (TAP) e Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa), os mais utilizados como testes de triagem e que se caracterizam como de grande acuidade na avaliação pré-operatória, investigação de distúrbios hemorrágicos e monitoramento de medicação.
O coagulograma é um exame de sangue capaz de diagnosticar uma série de complicações hemorrágicas, já que ele avalia entre outras coisas, o nível de coagulação do sangue.
Ele é feito através da coleta de uma amostra de sangue que é colocada em contato com um ativador da via. O exame observa quanto tempo (em segundos) leva para a formação de um coágulo. Apesar de poder variar de acordo com o laboratório, de uma forma geral o valor de referência do TP é de 9,5 a 13,5 segundos.
As amostras para os testes de coagulação devem ser coletadas em tubos contendo citrato de sódio a 3,2%, respeitando a proporção de 9 partes de sangue total para 1 parte de anticoagulante e o preenchimento estabelecido no próprio tubo.
Veja abaixo o que significa cada cor de tubo: Azul – possui citrato de sódio, que é utilizado com objetivo de estimular a coagulação. Vermelho – ativador de coágulo, por isso, objetiva acelerar a coagulação do sangue coletado. Amarelo – possui ativador de coágulo + gel.
Os tubos para coleta de sangue com as tampas em vermelho ou amarelo são para análises bioquímicas e sorológicas, pois contêm ativador de coágulo. A diferença entre as duas é que a vermelha possui gel e a amarela não.
Tubo azul - o tubo azul é usado em coletas de sangue para exame de coagulação e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio. Tubo verde - o tubo verde é usado para análise bioquímica. Em seu interior deve ter heparina e anticoagulante.
A ordem correta para coleta de sangue por tubos a vácuo é:
Confira os tubos de coleta mais utilizados, a tabela de cores e sua aplicação:
tubo TF-Transit
Tubo seco: Realizar coleta utilizando tubo seco.
EXAME: TGO /AST. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro). EXAME: TGP/ALT. TUBO/AMOSTRA: Tampa vermelha (sangue total ou soro).
Este exame requer um jejum mínimo de três horas. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.