Os Incas eram politeísta acreditavam em vários deuses , sacrificavam animais , humanos em honra dos deuses que cultuavam . Confeccionavam objetos pedras, ouro ...
Como a água é um recurso escasso, que é acessado por estações. Além de um terreno bastante acidentado, tornando a agricultura um trabalho muito duro. Por esta razão os Incas procurou expandir áreas agrícolas, com a construção de terraços complementados por complexos sistemas de irrigação.
O deus criador, com características de deus cultural, é Viracocha, qualificado como Velho Homem dos Céus, Senhor e Mestre do mundo. Por ter criado a terra, os animais e os seres humanos e ser o possuidor de todas as coisas, os incas adoravam-no sem oferece-lhe sacrifícios nem tributos.
Segundo os incas, o criador supremo do mundo era Viracocha. Ele criou os homens a partir do barro e os colocou em cavernas, de onde eles saíram para o mundo exterior. Ele também criou o sol, a lua e as estrelas a partir do lago Titicaca. A divindade mais importante para os incas, no entanto, era Inti, o deus do sol.
Inti
Junto a este par encarregado de fertilizar a terra, aparece o Inti, o deus do Sol, o doador da luz, aquele que deixou ler e estações climáticas, também cria ciclos agrícolas; Illapa, deus do raio, uma outra versão do deus de água de origem pan-andina; também chamado Libiac, qhoa, o felino alado que serviu a Huiracocha ...