A matemática á nada mais que um campo do conhecimento que tem como principais conceitos os números, a aritmética, a álgebra, a geometria, trigonometria, estatística e cálculo. Inegavelmente, o objetivo principal do conhecimento matemático é sistematizar quantidades, medidas, estruturas e variações.
Peça para cada criança observar as setinhas que mostram o movimento correto da escrita dos números. Depois, peça para as crianças contornarem com lápis de cor os números, fazendo os movimentos na ordem que as setinhas estão mostrando. Vá fazendo com as crianças um numeral por vez.
A Matemática nos anos iniciais é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores. Essa importância também é destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. ...
Caberá, desde a Educação Infantil, organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. Através de jogos e brincadeiras vão se estruturando experiências que levarão à construção dos conceitos de tempo, espaço, distância, limites, entre outros.
Veja quais os sete pontos mais importantes, de acordo com os conceitos essenciais trazidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A BNCC na educação infantil prevê um fortalecimento das ciências duras em relação às humanas. Os alunos serão incentivados a estudar tabelas, gráficos e a criar bancos de dados, deixando de lado as disciplinas que promovem a análise e a visão crítica do mundo em que vivem.
Veja três estratégias importantes para despertar o interesse dos seus alunos pela Matemática:
Uma proposta de trabalho de matemática para a escola infantil deve encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas relativas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem um prazer e uma curiosidade acerca da matemática.
O raciocínio lógico-matemático, entendido como um conhecimento que não é ensinado, mas construído de forma processual e a partir das relações estabelecidas pela própria criança é o foco do presente trabalho, assim como, a exemplificação de algumas situações que poderão inspirar o professor a propor experiências ...
A matemática é utilizada no dia a dia para facilitar a vida do ser humano, pois tudo que acontece ao nosso redor está diretamente ligada a esta disciplina. ... É preciso que o ensino esteja voltado à formação do cidadão, que utiliza cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina (PCN – Edição Especial, p. 51).
A matemática é de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade em todas as áreas de conhecimento. ... Através do uso da matemática podemos resolver diversos problemas, desde como mandar o homem à lua até problemas simples como por exemplo contar moedas.
Em primeiro lugar a matemática serve para descrever o mundo de uma forma rigorosa e precisa. Ela é uma linguagem, uma parte essencial na formação de modelos. ... Eles podem ser muito simples, como o modelo que representa o conjunto dos números naturais, {1, 2, 3, …}.
Ela serve para entender melhor o mundo no qual vivemos. A utilização de contas e números estão em tudo, na cozinha, na medicina até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens. A luz no final do túnel em vários domínios, a matemática é presente e muito útil!
O aprendizado da interpretação dos cálculos numéricos e de estatística permite aos futuros médicos ter uma abrangência maior do conhecimento em saúde e mais autonomia na tomada de decisões clínicas, além de ser essencial para os profissionais envolvidos em pesquisa.
Ela é vista com maior frequência na teoria em disciplinas como Cálculos de Medicamentos e Administração aplicada à Enfermagem e na prática possuem uma função de destaque imprescindível: Administrar e calcular a dosagem de medicamentos. ...
Enfermagem É Saúde A matemática tem uma grande responsabilidade para os cursos nesta área, pois é através do domínio de cálculos matemáticos básicos que o futuro profissional resolverá problemas que envolvem a administração de medicamentos. ... Elas requerem cálculo caudal, duração, gotejamento e volume da dosagem.
O cálculo de medicação e gotejamento é uma etapa importante do tratamento de saúde, mostrando-se fundamental tanto para a recuperação dos pacientes quando para a prevenção de eventuais problemas ao longo da abordagem terapêutica.
Qualquer erro de cálculos matemáticos nas atividades citadas, poderá causar graves danos à vida do paciente e até mesmo, levá-lo à óbito. Por esse motivo, é indispensável que profissionais farmacêuticos tenham sólidos conhecimentos matemáticos para realizar esses cálculos.
Conteúdos associados de Matemática Diluição de medicamentos Regra de três. Aplicação de medicamentos Ângulos. Geometrias. Balanço hídrico Operações aritméticas.