Vê-se portanto que tudo no Cristianismo converge para a prática das virtudes teologais. E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).
O termo "paideia" deriva da palavra grega paidos (criança) e significa algo como a "educação das crianças". A educação é um modo pelo qual algumas sociedades buscam transmitir de geração para geração, alguns valores que são compreendidos como essenciais para a manutenção de sua cultura.
Paideia (em grego clássico: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e ...
A origem grega do conceito de paideia, entendida como a busca do sentido de uma teoria consciente da educação e do agir do homem em sociedade, permanece como um ideal arquetípico para a Filosofia.
Já a educação grega era mais teórica, voltada para o desenvolvimento das artes e baseado em fundamentos científicos - foram, afinal, os gregos que criaram a pedagogia - e com fins públicos: ao contrário dos romanos, os gregos viam a educação como uma preparação para a vida em comunidade, para o exercício democrático, ...
Em relação à educação grega e a romana, podemos afirmar que a principal diferença entre elas é: Não há diferença na educação da Paidéia adotada pela Grécia e Humanitas adotadas por Roma. Enquanto a grega valoriza a visão filosófica sistematizada, os romanos adotam uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano.
Resposta. A educação greca estava voltada para formar cidadãos, mas cidadãos na sociedade grega são homens maiores de 21 e tinham que ser filhos de pai e mãe ateniense, e a educação grega estava voltada para formar além de cidadão, um homem perfeito, tanto intelectualmente como para guerrear.
A Educação na Roma Antiga progrediu de um sistema de educação informal e familiar, no início da república, para um sistema baseado em aulas pagas durante o dominato e o império. O sistema de ensino era baseado no sistema grego - e muitos dos professores particulares no sistema romano eram escravos ou libertos gregos.
Na educação romana distinguiam-se três fases: · A educação latina original, de natureza patriarcal; · A influência do helenismo, criticada pelos defensores da tradição; · Por fim a fusão da cultura romana e a helenística, que já suponha elementos orientais, mais com nítida supremacia dos valores gregos.
Resposta. o principal meio da educação romana era a família do tipo patriarcal. O educador era o pai,que na Sociedade familiar romano, desempenha o papel de senhor é de sacerdote (parte família) exercendo máxima autoridade.
O que mais caracteriza a decadência da educação romana é o fato de ela ter passado a se limitar à classe mais elevada. ... Assim, a educação ministrada pela primitiva Igreja Cristã veio,gradualmente, substituir a decadente educação romana.