Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
Ao ser aquecida pelo Sol, ocorre a evaporação, ou seja, a água passa do estado líquido para o estado gasoso (vapor) e sobe para as nuvens. ... Sob determinadas condições, no interior das nuvens, a água também pode solidificar-se, passando para o estado sólido(gelo). Isso acontece quando chove granizo ou neva.
A influência de fatores externos, como pressão e temperatura faz com que a matéria se apresente ora em um, ora em outro estado físico. Se for resfriada a água contida em um recipiente ela pode transformar-se em gelo, por outro lado, se a aquecer, pode se transformar em vapor.
Dois fatores determinam a fase em que as substâncias se encontram, são eles: a temperatura e a pressão.
Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. ... Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo.
Condensação é um fenômeno que ocorre quando o ar resfriando se comprime tanto que não é mais capaz de reter a umidade. As moléculas de água são espremidas para fora do espaço intermolecular das moléculas de ar. Temos então vapor (sereno, orvalho, nevoeiro, nuvens) ou água (chuva, granizo) como resultado.
Resposta. A condensação é quando uma substância passa do estado de vapor/gasoso para o líquido. O que provoca a condensação é a diminuição de temperatura. ... Se diminuirmos a temperatura para 50C ou até mesmo para 90C, a água volta a seu estado líquido.
A condensação nada mais é que formação de minúsculas gotas de água (visível), que não puderam se manter na forma de vapor (invisível) quando é subitamente esfriado. A temperatura caindo para cerca de 10 graus, já é possível observar a "fumacinha", mesmo quando a umidade não está tão elevada.
Temperatura de saturação: a temperatura na qual ocorre a vaporização a uma dada pressão, e esta pressão é chamada de pressão de saturação para uma dada temperatura.
Esse fenômeno pode ser observado também no dia a dia quando um copo de água gelado é cercado externamente por gotículas de água. Essas gotículas eram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo condensaram. A condensação pode servir também para separação de substâncias.
Solidificação é a mudança física do estado líquido para o estado sólido. ... À medida que perde calor e alcança um valor determinado de temperatura, denominado ponto de solidificação ou fusão, o material consegue solidificar. No processo de mudança de fase a temperatura de uma substância pura se mantém constante.
O ponto de solidificação é a temperatura em que a substância deve atingir para iniciar o processo de solidificação. Essa temperatura é a mesma para a substância sofrer fusão (ponto de fusão). Os pontos de solidificação das substâncias são determinados experimentalmente.
Resposta. São as condições de temperatura e pressão onde a água é capaz de passar do estado líquido pro estado sólido. Também chamada de ponto de congelamento, em pressão ao nível do mar(1atm), a água congela abaixo de 0°C.
Quando a temperatura é elevada ao ponto no qual a pressão de vapor é igual à pressão atmosférica, a vaporização acontece '''em todo''' o líquido, não apenas na superfície. Assim, borbulhas de vapor se formam no líquido e sobem à superfície. O ponto de ebulição da água no nível do mar, por exemplo, é de 100,0 °C.