Eis algumas sugestões que podem ajudar:
Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito, para que todo o que crer [...] nele não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3,16). For God so loved the world that he gave his only Son, so that everyone who believes [...] in him might not perish but might have eternal life" (Jn 3:16).
Ora, no versículo 43 Jesus inicia falando acerca de um amor que o mundo na sua época ensinava: ame seu amigo, mas quanto ao seu inimigo, odeie! Da mesma forma hoje o amor pregado e vivido continua sendo esse modelo “se é seu inimigo, não merece seu amor; merece ódio e tudo que há de pior você deve deseja-lo”.
A seguir consideraremos algumas delas.
Não consigo pensar em uma prova de amor sem pensar em Jesus, a maior prova de amor foi a cruz. A minha e a sua cruz foi carregada por um homem sem culpa nenhuma. “Salvou os outros”, diziam; “salve-se a si mesmo, se é o Cristo de Deus, o Escolhido”. ...
Seu amor se estende a todos (bons e maus, ricos e pobres, judeus e gentios, grandes e pequenos). Enquanto nós escolhemos a quem amar, Deus ama a todos. E ama tanto que expressa esse amor em atitudes, ama tanto que deu seu filho unigênito... Ele deseja que todos sejam salvos porque ama a todos (1 Tm 2: 4).
Ágape significa amor em grego, o amor que se dá, que se entrega e é incondicional. O termo foi abraçado em seu princípio e usado de variadas maneiras tanto pelos gregos quanto pelos demais povos. Nisso, surge também na bíblia, se tornando também comum em cartas como um equivalente a “prezado” em nossos textos.