As principais diferenças entre a Constituição de 1891 (a primeira da nossa história como República, embora não a primeira do Brasil) e a atual estavam principalmente no que dizia respeito ao direito ao voto, sendo o voto em 1891 censitário (limitado a um pequeno grupo de pessoas consideradas aptas a votar) e o voto ...
Foi introduzido o sistema de governo presidencialista. O presidente da República, chefe do Poder Executivo, passou a ser eleito pelo voto direto para um mandato de quatro anos, sem direito à reeleição. Tinham direito a voto todos os homens alfabetizados maiores de 21 anos. >
As transformações que culminaram na Proclamação da República, que incluem o processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura, ganharam força em 1870, quando os republicanos se organizaram em um partido. Em 1873, inclusive, o Partido Republicano realizou a Convenção de Itu, na cidade vizinha à Sorocaba.
Rui Barbosa, Ministro da Fazenda, permitiu que bancos privados emitissem papel-moeda e facilitou o acesso ao crédito como formas de impulsionar a economia. Os resultados foram desastrosos, e a economia brasileira enfrentou desvalorização da moeda, aumento na especulação financeira e aumento da inflação.
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. A derrubada da monarquia ocorreu pela perda de apoio político fazendo com que esse regime se tornasse impopular entre as elites do Brasil. ... Isso marcou o início da Primeira República Brasileira.
A REPÚBLICA VELHA NO BRASIL O primeiro período vai de 1889 a 1894, chamado de República da Espada, foi o período dominado pelos militares. Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
O Brasil inseriu-se na história econômica ocidental inicialmente no setor primário extrativista. Nesta época, a manufatura foi desencorajada, o que explica a tardia industrialização do Brasil. No final do império, propagou-se a produção e exportação de poucos produtos (commodities), como o café, a borracha e o cacau.
Olá! Podemos afirmar que os pontos positivos da abertura econômica brasileira iniciada em 1990 são os seguintes: garantia de maior autonomia às empresas, logo gerando maiores lucros mas também mais empregos gerados. Já como fatores contrários, podemos afirmar que a soberania nacional pode ser ameaçada.
A política neo-liberal dá mais autonomia as empresas e gasta menos com os serviços que talvez não fossem necessários, este é um ponto positivo dele. Mas como ponto negativo tinham a possibilidade de reduzir a soberania e de aumentar a geração do capitalismo para empresas privadas, sem retorno de lucros para o Brasil.