Além da presença deste líquido, as articulações sinoviais possuem três outras características básicas: cartilagem articular, cápsula articular e cavidade articular. ... Não possui também inervação, fato este que não permite a geração de dor quando há um desgaste dessa cartilagem.
As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular (DANGELO, FATTINI, 2011).
São eles os seguintes:
Líquido sinovial (fluido sinovial ou sinóvia) é um líquido transparente e viscoso das cavidades articulares e bainhas dos tendões. É segregado pelas membranas sinoviais.
O líquido sinovial possui basicamente as funções de nutrir a cartilagem articular e lubrificar as superfícies articulares, minimizando o atrito natural entre cartilagens opostas (CLYNE, 1987).
Significado de Sinovial adjetivo Relativo à sinóvia. Bolsas ou sacos sinoviais, membranas em forma de saco fechado, situadas entre a pele e certas partes ósseas ou cartilaginosas.
Disco articular Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula. Ainda tem a função de amortecer os choques e regular os movimentos.
Glucosamina e condroitina Suplementos para as cartilagens com glucosamina e condroitina (Condroflex) são utilizados para ajudar a regenerar e manter a elasticidade e lubrificação das articulações, tendo bons resultados em algumas pessoas.
O problema é que alguns fatores podem contribuir para que a cartilagem desapareça, como a idade, excesso de peso e da prática de atividades de alto impacto, esforço repetitivo da articulação, histórico familiar, alterações hormonais e deformidade articular.
O envelhecimento entra como mais um fator, pois com o passar dos anos o desgaste vai acontecendo.” Sedentarismo, envelhecimento, sobrepeso e a prática de exercício físico em excesso ou de forma incorreta podem levar a problemas na articulação.
Segundo o ortopedista Mauricio Raffaelli, a principal causa para o desgaste é o uso das articulações de modo excessivo e acima de sua capacidade, que tende diminuir com o avanço da idade.
Quando há sintomas, geralmente são:
Vou citar os principais direitos que podemos pleitear: