5– No Brasil as espécies mais comuns de serem encontradas são o carrapato-de-boi, o carrapato-de-galinha, o carrapato-de-cavalo e o carrapato-marrom. Essa última espécie é comum de ser encontrada em animais domésticos como cães e gatos.
Carrapatos ou carraças são pequenos aracnídeos ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos, com mais de 800 tipos.
Carrapato: um nome para muitas espécies Biologicamente, ambos pertencem à mesma classe (Acarina) e ordem (Ixodida). No entanto, a diferença é explicada por se tratarem de espécies diferentes de carrapato. Isso mesmo! Não existe apenas um tipo de carrapato comum.
Carrapato-estrela: conhecendo melhor a espécie. Os carrapatos são aracnídeos ectoparasitas subdivididos em mais de 800 espécies hematófagas — que dependem de sangue de outros seres para sobreviver. O hábito alimentar deles, portanto, é muito perigoso, já que pode transmitir vírus, bactérias e protozoários.
PRIMEIRO PASSO: COMO ACABAR COM OS CARRAPATOS DO CACHORRO Existem no mercado inúmeros produtos anticarrapatos: xampu e sabonetes; talcos; coleiras; pipetas (spot-on); spray e comprimidos.
5 passos para acabar com os carrapatos
Para acabar com os parasitas, recomenda-se uma dedetização completa, com remédio para matar carrapato mais forte e concentrado. Vale ressaltar que, nesse caso, seu pet deverá ficar afastado do local por, pelo menos, 24 horas. Após esse período, lave o local antes de liberá-lo para o peludo!
Coloque em um pulverizador meio litro de água, 10 gotas de óleo de lavanda e 2 colheres de azeite de oliva. Agite para misturar e pulverize sua casa com a preparação. Este e o restante de remédios caseiros para acabar com pulgas dentro de casas devem ser aplicados depois de realizar a desparasitação e limpeza profunda.