Baratas são sinônimos de sujeira, sujeira e falta de higiene. Seus hábitos de alimentação e nidificação significam que eles podem acumular facilmente uma variedade de patógenos diferentes, que causam problemas de saúde quando transmitidos e podem resultar em complicações para sua saúde.
Alguns estudos já apontam para uma possível relação entre a exposição a estes insetos e as reações alérgicas, uma vez que elas podem ser causadas pelas baratas ou serem agravadas por elas. Percebeu-se uma maior probabilidade principalmente nas crianças.
Problemas de ordem sanitária são um agravante importante de ser observado. Por isso, procure sempre manter em dia a manutenção da casa, garantindo a integridade dos cômodos e isolando as áreas de acesso dos insetos para dentro de casa (optar por ralos que possam ser fechados é um exemplo disso).
Outra doença causada pela barata é a febre tifoide. No momento em que o inseto entra em contato com a água ou com o alimento, pode contaminá-los e transmitir o vírus, vírus este conhecido como Salmonella Entérica sorotipo Typhi. Ainda, essa doença pode ser transmitida através do chamado “beijo”. Ou seja, elas têm o hábito de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos, nesse processo, deixam ali microrganismos que causam doenças.
Uma das doenças mais comuns transmitidas pela barata é a Hepatite A. A transmissão é feita através da ingestão de água ou alimentos contaminados ou por objetos pessoais que estiveram em contato com o inseto. Na mesma hora em que o alimento for para o intestino, irá infectar de forma bastante rápida os enterócitos da mucosa. Ali, se multiplicará e se espalhará pelo sangue, levando a infecção até o fígado.
Portanto, essas são algumas das doenças que podem ser passadas por baratas e você provavelmente ainda não sabia! É sempre importante estar atendo à presença de baratas justamente por esse motivo, já que caso o contrário você provavelmente poderá contrair algum desses problemas.
Esse tipo de inseto, em especial a chamada barata doméstica, é responsável pela transmissão de doenças gastrointestinais, pois carregam em seu corpo, patas e fezes, potenciais vetores mecânicos de patógenos por onde passam. Como se não bastasse, as baratas podem ainda transmitir doenças respiratórias e de contágio direto pelo mesmo processo.
Os sintomas geralmente duram três semanas e requerem pouco ou nenhum apoio médico. Baratas espalham a infecção através de alimentos e bebidas contaminados e transferência mecânica em seus pés e exoesqueleto.
Uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva (uma membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra). Os principais sintomas dessa doença são: olhos vermelhos e lacrimejando, inchaço nas pálpebras, visão embaçada ou borrada, entre outros.
A primeira dúvida que muitas pessoas possuem é se as baratas realmente fazem mal para o ser humano, já que algumas pessoas possuem a crença de que na verdade a barata é apenas um inseto um pouco feio que causa nojo nas pessoas sem motivo nenhum.
Mais uma doença que podem ser transmitidas pelas baratas é a febre tifoide é caracterizada por sua distribuição mundial e é associada a baixos níveis socioeconômicos, a situação precária no que se refere ao saneamento básico, a higiene pessoal e ambiental. Dessa forma, foi praticamente erradicada em países onde esses problemas já estão superados. No Brasil ainda existem casos de infecção. Eles ocorrem de forma constante, transformando-se em epidemias onde as condições são precárias.
De acordo com o Decreto nº 10.282, os nossos serviços são classificados como essenciais a sociedade. Dessa forma, o nosso horário de atendimento continua o mesmo.
A listeriose afeta principalmente pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como mulheres grávidas, recém-nascidos e idosos. Embora raro, também pode afetar pessoas com sistemas imunológicos fortes.
Um outro problema – que não está associado ao transporte de impurezas por parte das baratas – é a asma. Pouco associado às baratas, o problema respiratório crônico encontra, nesses insetos, um alérgeno e agravante.
Todos já sabemos que as baratas são consideradas muito nojentas, principalmente porque elas costumam andar no lixo e podem trazer diversos malefícios para o ser humano, sendo consideradas uma praga urbana.
Disenteria é um tipo de gastroenterite que resulta em diarreia com sangue. Geralmente, a maioria das pessoas sofre de sintomas leves e se recupera dentro de uma semana ou mais sem atenção médica. Existem dois tipos de disenteria. Eles são:
Você pode encontrar Escherichia coli (E. coli), uma bactéria comumente encontrada no intestino humano. Embora a maioria das cepas das bactérias seja inofensiva, algumas podem causar intoxicação alimentar grave.
Os principais sintomas de doenças transmitidas por baratas podem ser confundidos com os sintomas de uma virose rotineira. São eles: diarreia, febre, dores abdominais e náuseas. Alguns pacientes também chegam a ficar com pele e olhos amarelados. Na maioria dos casos, com o tratamento adequado, o paciente consegue alcançar a cura. Uma das doenças que esse inseto pode causar é a Febre Tifoide. Ela é causada pela Salmonellatyph (mais conhecida como Salmonella). Essa doença também é transmitida através de água ou alimento contaminado, e até (pasmem!), através do beijo.
Segundo os profissionais do departamento de dedetização da Ribeira. Para eliminar as baratas é preciso fazer uma boa limpeza em todos os locais, deixar os ralos, caixas de gordura e banheiros sempre limpos e jogar o lixo nos locais adequados. Outra dica para combater as baratas é lavar sempre os objetos antes de usar e manter a embalagem dos alimentos bem fechados, para que as baratas não entrem em contado com eles. Se possível, fazer a dedetização a cada seis meses.
Outras doenças que podem ser causadas pela barata, são: tuberculose e até mesmo infecções urinárias. Pneumonia de natureza gastrointestinal como: enteroviroses, shigeloses e outras também fazem parte das doenças transmitidas por baratas.
Caso você perceba a presença de baratas sobre objetos e superfícies, jamais deixe de fazer a higienização dos mesmos. As pessoas que têm alergias precisam redobrar os cuidados; afinal, qualquer contato com um utensílio contaminado pode desencadear uma crise alérgica.
Além dessas proteínas que as baratas carregam naturalmente, foram realizados testes em baratas que examinam os patógenos em seus corpos. O assustador é que as baratas podem transmitir algumas doenças graves.
A hanseníase tem um período de incubação de cerca de cinco anos, mas os sintomas podem levar até 20 anos para aparecer. O tratamento é possível usando a terapia multidrogas (MDT).