São 5 cores usadas no Mapa de Riscos Ocupacionais, cada uma relacionada a um dos tipos de risco:
Para que serve um mapa de risco? A função primordial do mapa de risco empresarial é conscientizar e informar os funcionários, de forma visual e didática, sobre os perigos existentes em cada local de trabalho. Dessa forma, eles estarão preparados para desempenhar as tarefas com o máximo de cautela e precaução possível.
Sendo assim, os objetivos do Mapa de Risco são: reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa; possibilitar a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, estimulando-os a participar das atividades de prevenção.
Uma das ações mais reconhecidas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que visa a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho.
O principal objetivo da SIPAT é fazer com que os trabalhadores tomem conhecimento dos riscos ocupacionais que estão submetidos e dos devidos cuidados que devem ter, diariamente, no exercício da função.
A SIPAT é uma ação obrigatória a ser promovida por todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA). Qual o objetivo da SIPAT? O principal objetivo é promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.
A SIPAT deverá ser realizada sempre que houver instalada a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A NR 5 diz que, deve constituir CIPA a empresa que tem “empregados” regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Como funciona a SIPAT nas empresas? Por lei, a SIPAT deve ser realizada uma vez por ano, ao longo de uma semana. Durante o período, são promovidas palestras, dinâmicas e gincanas direcionadas à prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais. O formato das atividades fica a critério dos organizadores.
Esse evento de conscientização é organizado no período de uma semana e surgiu no ano de 1953, tendo sua consolidação com a Portaria N° 3.
Semana Institucional de Prevenção de Acidentes de Trânsito.
Como saber a hora certa de começar os preparativos da SIPAT Fabio Felipe, da empresa Energia Vital, de São Paulo, considera que o prazo de duas semanas seja suficiente, desde que seja uma empresa de menor porte, mas os organizadores devem trabalhar com toda a energia.
A SIPAT deve ocorrer, necessariamente, no decorrer de uma semana durante o expediente, uma vez a cada dia na semana do evento, deve ocorrer alguma atividade. As atividades podem ser diversas, desde palestras, gincanas, rodas de conversa à exames médicos, educação financeira, conscientização sobre vícios, etc.
SIPAT é a sigla utilizada para descrever “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho”....Outras atividades para a SIPAT
Confira a seguir!
Para evitar problemas, prevenir é o melhor remédio!
5 ações preventivas para evitar acidentes no ambiente industrial
Evitar ou, ao menos, minimizar os efeitos potenciais dos fatores de riscos ambientais, é possível através da criação de programas de prevenção, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), que visa a criação de ações para a preservação da integridade dos trabalhadores.
Abaixo, damos exemplos de ações que podem ser realizadas para prevenir alguns tipos de desastre: