Araucária. Também conhecida como “pinheiro brasileiro”, a araucária é outra árvore dessa lista que está terminantemente proibida de ser cortada. Originária dos pampas sulistas, mas presentes em várias partes do país, a araucária produz um fruto, que é chamado de pinhão.
Problemas. Árvores e outras plantas produzem oxigênio, o gás essencial para a sobrevivência das pessoas e de outros animais. Quando as árvores são cortadas, menos oxigênio é liberado na atmosfera. Quando uma área é desmatada, muitos animais e plantas são mortos, ao passo que outros perdem seu habitat.
A destruição do habitat dos pássaros os obriga a migrar para as cidades e, caso não encontrem árvores para construir ninhos, esses animais acabam morrendo. ... O corte de árvore nas grandes cidades, portanto, pode acelerar consideravelmente o processo de extinção de algumas espécies.
Os homens têm cortado muitas árvores principalmente pela pecuária e garimpo. São atividades que não são corretas, já que as árvores são essenciais para a biodiversidade, para o ar e vida do ser humano.
O aumento do calor, a interrupção do ciclo da água e a perda de sombra afetariam bilhões de pessoas e animais. Muitas das 1,6 bilhões de pessoas que atualmente dependem diretamente das florestas para sobreviver, inclusive para colher alimentos e remédios, enfrentariam a pobreza e a fome.
Aconteceria que se fossem retiradas de determinado local, não haveria como existir vida. O solo por si só também estaria "acabado" pois não teria como animais herbívoros sobreviverem no local determinado, sendo assim, faltando nutrientes pro mesmo...
O fim da Amazônia não significaria apenas o desaparecimento de uma enorme quantidade de árvores: iria embora também a maior biodiversidade do mundo. Considerando apenas o que já foi catalogado, há na região 40 mil espécies de vegetais e mais de 100 mil espécies de animais, incluindo vertebrados e invertebrados.
As principais consequências do desmatamento da Amazônia, além das já citadas anteriormente, são: Espécies da fauna da região perdem seu habitat à medida que as áreas são devastadas. ... O desmatamento da Amazônia contribui para o aumento do aquecimento global.
A Amazônia, então a maior floresta tropical do mundo, está sendo destruída. Entre janeiro e agosto de 2019, teve mais alertas de desmatamento, queimadas e chuvas do que o registrado nos mesmos períodos desde 2016. De olho no Enem, confira alguns dos principais pontos sobre o que está acontecendo na Amazônia.
O desmatamento da Amazônia é motivo de grande preocupação para o Brasil, pois ele leva a alterações significativas no funcionamento dos ecossistemas, gerando impactos sobre a estrutura e a fertilidade dos solos e sobre o ciclo hidrológico, constituindo importante fonte de gases do efeito estufa.
A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.
Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
Como conter o desmatamento