De acordo com a localização das veias no corpo, essas podem ser classificadas em dois tipos: superficiais e profundas. Superficiais: são veias que, com frequência, podem ser vistas através da pele. São volumosas e podem ser observadas facilmente naquelas pessoas que apresentam músculos desenvolvidos.
Vasos sanguíneos são estruturas tubulares por onde o sangue circula, presentes em todo o organismo. Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.
Os capilares são os locais onde ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos adjacentes. A troca de substâncias pode ocorrer tanto entre as células que formam a parede do vaso quanto através dela. Os poros presentes em alguns tipos de capilares sanguíneos também atuam como locais de transferência.
Como já explicado, as varizes surgem quando ocorre um represamento do sangue nas veias, em geral, por incompetência das válvulas venosas. Os principais fatores de risco são: Sexo feminino: a presença de alguns hormônios, como a progesterona, causam dilatação das veias e favorecem a incompetência valvular.
Possivelmente são varizes. Por definição, são veias dilatadas, que por isso podem ficar mais aparentes, sobretudo em pessoas de pele mais clara. É essencial uma avaliação. Existem veias bem visíveis que são normais, chamadas veias aparentes.