Tipos de icterícia:
A icterícia, ou popular amarelão, atinge cerca de 60% dos recém-nascidos. Essa disfunção ocorre quando o organismo produz excessivamente a bilirrubina, substância não metabolizada pelo fígado por causa da imaturidade do órgão, e que deixa a pele do bebê amarelada.
Existem diferentes tipos de icterícia, com causas numerosas, e são divididas em: icterícias hemolíticas ou pré-hepáticas, icterícias tóxico-infecciosas ou hepato- celulares e icterícias obstrutivas ou pós-hepáticas.
Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia. (Consulte também Considerações gerais sobre a doença hepática e Icterícia no recém-nascido.)
Icterícia Fisiológica O RN a termo apresenta icterícia visível com bilirrubina > 7 mg/dL, alcançando um pico de 6-8 mg/dL em torno do 3º dia de vida. Nos pré-termos, o pico é de até 10-12 mg/dL no 5º dia de vida, podendo alcançar 15 mg/dL sem nenhuma alteração específica no metabolismo da bilirrubina.
Até 24 horas após o nascimento: 1,4 - 8,7 mg/dL; Até 48 horas após o nascimento: 3,4 - 11,5 mg/dL; Entre 3 e 5 dias após o nascimento: 1,5 - 12 mg/dL....Valores de referência da bilirrubina.
É uma das patologias mais frequentes do recém-nascido. Quase todos os RN apresentam valores de bilirrubina em circulação superior a 1 mg/dl (17 micromol/L). Quando este valor atinge 5 mg/dl torna-se visível nas escleróticas e pele.
Se estiver alto (entre 20 e 25), é preciso fazer fototerapia; se não, repetir o exame em dois ou três dias para verificar se está baixando. Se estiver baixando, esperar melhora sem tratamento.
Inicia-se nas primeiras 24 horas de vida do bebê. Apresenta concentrações sanguíneas acima de 20 mg/dl. Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.
O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.
Quanto tempo leva para a icterícia desaparecer? Na grande maioria dos casos, entre sete e dez dias a icterícia neonatal regride espontaneamente sem qualquer tratamento. No entanto, existe a possibilidade de demorar um pouco mais. Consulte sempre o pediatra e tire todas as suas dúvidas.
A presença de uma coloração amarelada nos olhos geralmente é sinal de icterícia, uma alteração que acontece devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue, que é uma substância produzida pelo fígado.
O que podem ser os olhos amarelados. Os olhos amarelados normalmente surgem quando existe um acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, uma substância que é produzida pelo fígado e que, por isso, está alterada quando existe algum problema nesse órgão, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
O que fazer: na maioria dos casos o tratamento do pterígio é feito por um oftalmologista através da aplicação de colírios, no entanto, também pode ser recomendada cirurgia, caso o crescimento de tecido seja muito exagerado. Assim, se existir suspeita de pterígio é muito importante consultar um oftalmologista.
A cirrose, bem como outras condições que afetam o fígado e o pâncreas, como a colestase (entupimento dos dutos biliares), a insuficiência hepática e o câncer, também podem deixar os olhos amarelados. Os olhos amarelados também podem ser um sintoma de doenças tropicais, como a febre amarela e a malária.
A pele amarelada pode ser um sintoma de várias condições, sendo as principais:
Pele e olhos amarelados podem indicar doenças como hepatite, insuficiência hepática, pedra na vesícula, icterícia em recém-nascidos, câncer de pâncreas e talassemia. É importante ter atenção e buscar ajuda médica, para diagnosticar e tratar as causas do problema de saúde.
Sintomas: A maioria dos casos de hepatite B não apresenta sintomas. Mas, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.
A vermelhidão associada aos olhos vermelhos vem de vasos sanguíneos expandidos na superfície do olho devido a uma inflamação, geralmente de algum tipo de irritação ou infecção. Na maioria das vezes a inflamação que provoca olhos vermelhos ocorre na membrana que recobre o branco dos seus olhos e que reveste a pálpebra.
1 – Aplicar compressas com água mineral gelada sobre os olhos fechados, beber muita água e descansar bastante. Ao contrário do que muita gente imagina, não é uma boa ideia utilizar água boricada. O produto evidentemente contém ácido bórico, composto que pode provocar alergia e aumentar ainda mais a vermelhidão.
O clareamento a laser é um procedimento cirúrgico que promete mudar a cor dos olhos de forma permanentemente. Ele foi inventado em 2011 pelo Dr. Gregg Homer, um especialista da empresa Stroma Medical, situada na Califórnia. Este processo conta com a premissa de que por baixo de todo olho castanho existe um olho azul.
Todos devem ser usados após exame ocular, conforme a orientação médica. O uso incorreto pode provocar sérias complicações oculares, até mesmo nos colírios para deixar os olhos mais brancos, pois são vasoconstrictores.
Como disfarçar os olhos vermelhos depois de fumar?
A dilatação dos capilares oculares causa aumento do fluxo sanguíneo para os olhos, o que resulta nos olhos vermelhos! Essa reação acontece devido ao THC - e as variações na intensidade dos olhos vermelhos podem ser explicadas pela presença, em maior ou menor quantidade, desse canabinoide.
Pode ser até cinco vezes mais potente do que a Cocaína. O efeito dura, em média, dez minutos. Tanto o Crack como a Cocaína trazem diversas reações oculares – Conjuntivite (olhos bem vermelhos), Edema de Córnea podendo haver diminuição da visão, Ulceração de Córnea, alteração na Cicatrização da Córnea e Uveite Crônica.
Olho vermelho: 9 causas comuns e o que fazer