Existem dois tipos:
É quando o condutor está disperso, sem ter foco na direção do veículo e no seu entorno. Falar no celular, comer ou conversar demais com os passageiros enquanto dirige são exemplos de atenção dispersiva. A postura dispersa do motorista pode causar acidentes graves.
O conjunto de atitudes que o motorista tem depois do momento da ocorrência de trânsito é conhecida como direção corretiva. Ou seja, quando ele tem ações de reparo em eventos que não foram previstos. Qualquer um está sujeito a situações de risco no trânsito, mas poucos sabem como agir depois que algo acontece.
As técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva estão agrupadas em cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
Hoje serão abordados os três E's do trânsito; Engenharia, Educação e Esforço Legal que são citados por vários autores como solução para resolver o problema da segurança viária. Vários autores citam que para alcançar um trânsito segura é necessidade aplicar os três E's com a mesma intensidade e igualdade (figura acima).
Os elementos da direção defensiva são, EXCETO: A. Atenção. Ação.
É um conjunto das ações necessárias aos órgãos de trânsito para promover a segurança viária”, afirma. Com origem norte-americana, o trinômio é formado pelos 3 E´s: “Engenharia, Esforço Legal e Educação”.
19)Não fazem parte da direção defensiva, os seguintes elementos básicos: A) Ter conhecimento da legislação vigente e das técnicas prevencionais. B) Estar, sempre, alerta e consciente ao que se passa em torno de nosso veículo.
Com isso, a direção defensiva busca prevenir ou reduzir as infrações e as possibilidades de envolvimento em acidentes de trânsito. Além disso, ela visa aperfeiçoar e possibilitar os condutores a preverem as possíveis situações de risco e perigo no trânsito, aumentando a segurança, atenção e a cordialidade no trânsito.
7. Os meios de ação que são utilizados para atingir os objetivos da direção defensiva: Educação. Fiscalização. Engenharia.
3- Condições adversas das vias
Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, pois é assim que atuaremos na preservação da vida, da saúde, do meio ambiente e do nosso patrimônio.
Resposta. Resposta: Para que haja organização no transito, pois sem a legislação não haveria condições de se trafegar com segurança, sem penalidade aos que obstruem a Lei.
Os motoristas com idade inferior a 50 anos poderão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos. Já aqueles com idade igual ou superior a 50 e inferior a 70 anos, a cada 5 anos. Por fim, os condutores com 70 anos ou mais deverão renovar a CNH a cada 3 anos.
O trânsito brasileiro é regulamentado pela Lei 9.