São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos. Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios.
Resposta. Olá, A miscigenação cultural foi fundamental para a construção da cultura brasileira pois trouxe e juntou diversas culturas ao redor do mundo, por isso a cultura brasileira é tão diversificada (brancos, amarelos, pardos e negros).
Ser brasileiro é compreender a nossa origem, uma origem cultural carregada de aspectos e costumes regionais, mas que nos une quando nos vestimos de verde e amarelo. Ser brasileiro é valorizar o que cada um tem a oferecer, com histórias, danças, poesias, jeitos e trejeitos e se encantar.
O Brasil é o país da miscigenação e com tanta diversidade de pessoas parece impossível ter alguma questão que seja comum a todos os brasileiros. ... Que estabelece que todo brasileiro, seja homem ou mulher, tem os mesmos direitos. Devem ter acesso à Educação, Saúde, Segurança, as necessidades básicas para uma vida digna.
É o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo.
QUEM FAZ E COMO SE FAZ O BRASIL? Émile Durkheim deu-se conta do quanto a sociedade mudou ao longo dos anos. ... Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.
Sexto Capítulo - As festas da ordem As festas permitem descobrir oscilações entre uma visão alegre e uma leitura soturna da vida, onde nem tudo pode ser considerado maravilhoso. São nestas ocasiões que tomamos consciência de coisas gratificantes e dolorosas.
Ou seja, o povo brasileiro foi formado, a brasilidade, a princípio, a partir de uma miscigenação, que foi a mistura de basicamente três “raças”, quais sejam: o índio, o branco e o negro. Vamos entender o que é raça, etnia e cultura. O conceito de etnia distingue-se do conceito de raça e cultura.
A Independência e a Centralização Política A independência brasileira, em 7 de Setembro de 1822, foi um claro acordo, ou seja, uma relação amistosa com Portugal, que foi vitória de um determinado grupo político num projeto liberal conservador. ... Pedro I se tornou então o imperador do Brasil.
1) A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. Apesar de ter se iniciado após a Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.
A identidade cultural vai se formando na assimilação entre o passado e o presente, o histórico e o moderno. ... Sendo a cultura o registro de um povo, ela se encontra em um processo contínuo de transformação, e, nesse sentido, a formação da identidade cultural de um indivíduo se dá durante toda a sua existência.
Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros. Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.
É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas.
Identidade é o conjunto de características próprias e exclusivas com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.