Os países eram : Hungria, Bulgária, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Polônia, Romênia, Albânia e URSS. Socialistas , hoje : Coréia do Norte, Vietnã, Cuba, Líbia, Laos, Bielorrúsia, Venezuela e China.
Durante a Guerra Fria, a expressão bloco de Leste (ou bloco soviético, bloco comunista, bloco socialista) era uma referência à União Soviética e seus aliados da Europa central e Europa do leste (Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia, e - até os anos 1960 - a Albânia).
Esse bloco era influenciais principalmente pelos Estados Unidos. Já o bloco dos países socialistas adotava, entre outras politicas, a estatização, sistema em que as terras e os meios de produção pertencem ao Estado, e o pleno emprego, isto é, a garantia de emprego a todos os trabalhadores.
Resposta. Resposta: Durante a Guerra Fria, a expressão bloco de Leste (ou bloco soviético, bloco comunista, bloco socialista) era uma referência à União Soviética e seus aliados da Europa central e do leste (Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia, e - até os anos 1960 - a Albânia).
O país líder deste bloco era os Estados Unidos. No caso do Bloco do Leste, ou soviético, também formado na época da Guerra Fria, a formação contava com a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e aliados da parte leste e central europeia como Albânia, Romênia, Polônia, Hungria e Alemanha Oriental.
Política de blocos
Na verdade, já havia um regime socialista na Ásia desde 1924, a República Popular da Mongólia. Depois viriam o Vietnã do Norte, em 1945, e a Coréia do Norte, em 48. Mas sem dúvida foi a entrada da China no mundo socialista que abalou o equilíbrio entre as grandes potências no final dos anos 40.
Duas principais potências nucleares do mundo, EUA e Rússia (então parte da União da Repúblicas Socialistas Soviética - URSS) disputaram influência política, econômica e ideológica e polarizaram boa parte do mundo em dois grandes blocos capitalista e socialista no período compreendido entre o fim da Segunda Guerra, em ...
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
Blocos Socialistas São Blocos Formados pela Sociedade na qual ela se junta com base em alguma coisa em que todas querem, como a igualdade entre todos Tipo no dinheiro. Já blocos Capitalistas são aqueles que não quer a Igualdade é o Inverso dos Socialistas ele querem o dinheiro só pra eles não gostam de igualdade.
Já o bloco socialista era "liderado" pela União Soviética (na prática, era liderado pela República Socialista Soviética Russa), e contava com países da Europa Oriental (Hungria, Bulgária, Polônia e parte da Alemanha), alguns países na Ásia (China, Vietnã e a Coréia do Norte) e Cuba, defendendo a adoção do modelo de ...
Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
O bloco era composto pelos países da Europa Ocidental, parte dos países da Ásia, América Central (exceto Cuba), América do Sul e Oceania, liderados pelos Estados Unidos.
O bloco liderado pelo sistema Capitalista era o Estados Unidos (EUA),e o sistema Socialista liderado pela União Soviética (URSS),Rússia atualmente.
Capitalistas: Holanda, Nova Zelândia, EUA, França, Reino Unido, Brasil, Alemanha Ocidental, Austrália, Portugal, Espanha, Socialistas: Rússia, Bulgária, China, Coréia do Norte, Vietnã, Polônia, Alemanha Oriental, Cuba, Checoslováquia, Hungria.
Resposta. Explicação: Estados unidos foi o líder do capitalismo, enquanto a união soviética comandava o lado comunista.
Estados Unidos da América
Vladimir Lenin, com base em ideias de Karl Marx de "baixa" e "alta" fases do socialismo, definiu o "socialismo" como uma fase de transição entre o capitalismo e o comunismo.
O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra. ... O Plano Marshall vigorou entre 1947 e 1951, sendo o principal motivo para o rápido arranque econômico dos países europeus.
Algumas tendências que definem as sociedades ocidentais modernas são a existência do pluralismo político, do laicismo, da generalização da classe média, das subculturas proeminentes ou contraculturas (tais como movimentos da Nova Era), aumentando o sincretismo cultural resultante da globalização e da migração humana.
Europa
Significado de Ocidental adjetivo Relativo ao ocidente, situado a oeste, por oposição ao oriente: mundo ocidental, civilização ocidental. Relativo ao lado do horizonte onde ocorre o pôr do Sol. ... Etimologia (origem da palavra ocidental). Do latim occidens.
Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste). Mas quando falamos Oriente, assim, com mais pompa, ecos, negritos e itálicos, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.