Se algo aprendi estudando o Organon de Aristóteles, foi que TODO discurso tem pelo menos quatro níveis de significado — poético, retórico, dialético e lógico-analítico — e só é compreendido quando você apreende nele a unidade, mais perfeita ou menos perfeita, desses quatro níveis.
O Nível Discursivo é o patamar mais superficial, concreto e complexo do percurso gerativo de sentido. Aqui, as formas abstratas propostas no Nível Narrativo são revestidas de termos que lhes dão concretude, produzindo as variações dos conteúdos narrativos invariantes.
Por tratar-se de uma materialidade linguística e histórica, o discurso é o observatório das relações entre língua e ideologia. O discurso é material simbólico, é janela para o estudo do funcionamento dos mecanismos de produção de sentidos, é confronto do simbólico com a ideologia.
Ela consiste na análise da estrutura de um dado texto, seja ele verbal ou não-verbal, e suas respectivas preocupações. Antes de entender o que é a Análise do Discurso, é preciso compreender do que se trata o foco principal da análise: o discurso.
Análise do discurso é um campo da linguística e da comunicação especializado em analisar o uso das línguas naturais, particularmente a maneira como ocorrem as construções ideológicas em um texto. É frequentemente utilizada para analisar textos da mídia e as ideologias que os produzem.
efeito de sentidos entre interlocutores”, é o lugar de contato entre a língua e a ideologia, sendo que a materialidade da ideologia é o discurso e a materialidade do discurso é a língua.
Há um princípio na análise de discurso que afirma que “o indivíduo é interpelado em sujeito pela ideologia”. É desse modo que a análise de discurso trata do assujeitamento, ou seja, do fato de que o sujeito está sujeito à (língua) para ser sujeito da (língua). Esta é sua ambigüidade constitutiva.
O sentido do discurso encontra-se sempre em aberto para a possibilidade de interpretação do seu receptor. O efeito do discurso é, claramente, transmitir uma mensagem e alcançar um objetivo premeditado através da interpretação e interpelação do indivíduo alvo.