Seguem os 9 passos do Ballet Clássico
La Sylphide
O período romântico no ballet vai durar mais ou menos entre os anos 1830, tendo como marco inicial o ballet La Sylphide, e 1870, tendo o marco final em Coppélia. São outros exemplos de ballets do período: Grand Pas de Quatre, La Peri e O Corsário.
O balé que marcou o início da fase romântica na dança foi “A Sílfide”, criado por Filippo Taglioni em homenagem a sua filha Marie Taglioni. As sílfides são imagens etéreas do eterno feminino, que dançam com um poeta sonhador em busca de um ideal, história e personagens tipicamente românticos.
Rudolf von Laban
1- KURT JOOSS – o criador do conceito da Dança-Teatro. 2- PINA BAUSCH – o principal expoente da Dança-Teatro. 3- RUDOLF VAN LABAN – o “pai” da Dança-Teatro.
Em 1928 publica "Kinetographie Laban", uma de suas grandes contribuições para o mundo da dança e da compreensão do movimento. Neste livro articula os princípios da "Labanotation" um dos principais sistemas de notação de movimento utilizados atualmente.
Na notação da dança a utilização de símbolos ideográficos substitui a linguagem verbal. Entre os métodos existentes, destacam-se, as notações de Laban (Labanotation), Benesh (Benesh Movement Notation) e Sutton (Sutton Movement Shorthand).
Este utiliza um pentagrama (pauta), mas em vez de notas ou números, cada linha da pauta representa uma parte do corpo, e símbolos mostram como cada parte se move durante a dança.
A notação coreográfica foi criada com o objetivo de registrar os movimentos de uma dança através de símbolos, uma espécie de partitura da coreografia. Exemplos históricos podem ser dados, entre os quais a notação criada por Raoul-Auger Feuillet (1660- 1710).
Ou é simplesmente uma maneira de falar da função da arte: olhar além do que vemos, estranhar o óbvio, abrir-se para o inusitado e para a criação de novas formas de ver e interpretar o mundo? Esse é o convite que é feito aqui nesta atividade.
Desenvolveu uma forma de Dança Expressionista em que o objectivo principal residia na expressão das emoções (Sousa 2005, cit. por Oliveira, 2009). Toda a sua vida foi dedicada à dança, tanto como dançarino como coreógrafo e também como teórico da dança.