Você está caçando o celular dos seus sonhos com tela OLED ou AMOLED? Afinal, quem não quer uma telinha brilhante, não é mesmo? Essas tecnologias de tela são tipo as celebridades do mundo dos smartphones, e estão dominando o palco nos aparelhos top de linha e até mesmo nos intermediários.
Para escolher qual modelo levar para casa, você com certeza deve se importar com a câmera do aparelho, não é mesmo? Também ocorreram mudanças aqui. Enquanto o S21 conta com um sensor principal de 12 MP, o S22 possui uma câmera de 50 MP, que além de ser maior, é mais sensível à luz.
As tecnologias OLED e AMOLED têm se destacado nesse cenário, oferecendo cores mais vivas, melhores contrastes e eficiência energética. Mas você sabe como elas se diferenciam? E quais modelos de smartphones oferecem essas tecnologias?
Isso quer dizer na prática que, quando estiver lendo alguma matéria na internet ou livro, as taxas vão ser mais baixas. Entretanto, no momento que for jogar algum título com muita ação ou velocidade o celular vai oferecer o máximo de suavidade nas animações. Ou mesmo durante a navegação do aparelho, o display também consegue variar sua taxa de atualização.
O Super AMOLED veio com uma pequena diferença em relação ao AMOLED tradicional. Falando de forma simplificada, esse tipo de tela conseguiu implementar uma camada sensível ao toque entre os painéis, dispensando a camada de vidro dos antecessores.
Agora, você precisa conhecer os destaques dessas máquinas. Temos o novo notch interativo, o Dynamic Island, que se adapta ao tamanho conforme os aplicativos e notificações, e a câmera principal de 48MP com tecnologia quad-pixel, que promete fotos ainda mais incríveis.
Ela é composta por quatro camadas que permitem uma ativação e desativação mais rápida dos pixels. Isso se traduz em uma qualidade de imagem superior e menor tempo de resposta.
Aqui no Zoom, estamos prontos para ser seu parceiro nessa busca. Por isso, nossa lista está recheada de celulares com telas OLED e AMOLED que vão fazer seus olhos brilharem, de marcas que todo mundo conhece, como Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola. Por sinal, já separamos dois spoilers da nossa seleção:
O Motorola Moto G52 é um modelo de entrada que não deixa a desejar quando o assunto é qualidade de tela. Equipado com uma tela OLED de 6,6 polegadas, o smartphone oferece resolução FHD+ e uma taxa de atualização de 90 Hz.
O Redmi Note 12 Pro tira onda - e não pense que é só pela tela, porque o conjunto todo é uma máquina! Mas já que estamos falando desse telão, ele tem 6,67 polegadas de pura emoção, com tecnologia OLED e uma resolução Full HD que é puro prazer visual. E olha só, essa tela ainda se atualiza a uma velocidade incrível de 120Hz, perfeita para maratonas de séries e vídeos.
No interior, o aparelho é alimentado pelo chip Snapdragon 778, acompanhado de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A câmera principal de 108 MP e a câmera frontal de 32 MP são outros atrativos, especialmente para quem valoriza fotografia.
Ei, quem disse que o iPhone 14 ia ficar de fora da nossa lista? Claro que não! Ele tá aqui, e com todo o seu brilho, por um motivo mais do que excelente. Olha só, esse é um celular com tela OLED de 6,1 polegadas, com o incrível display Super Retina XDR que vai te mostrar imagens simplesmente perfeitas.
O Motorola Moto Edge 30 Fusion vai além ao oferecer uma tela pOLED, uma variação do OLED que utiliza um substrato de plástico em vez de vidro. Com um display FHD+ de 6,6 polegadas, o smartphone não só oferece uma taxa de atualização de 144 Hz, mas também suporta HDR10+, proporcionando imagens com um “padrão de cinema”.
Outra mudança é na taxa de atualização, na qual o S22 é de 120 Hz e tem a capacidade de chegar até 40 Hz em determinados cenários, enquanto o S21 possui 120Hz e só consegue ir até os 60 Hz. Esse número indica quantas vezes um pixel pode mudar sua cor por segundo. Dessa maneira, podemos dizer que uma tela com 60 Hz atualiza as imagens 60 vezes em um segundo.
A tela Super AMOLED é a irmã mais descolada da AMOLED. Ela adiciona uns "sub-pixels" para dar ainda mais cores e luz. Ah, e o melhor é que ela remove o vidro que fica entre o toque na tela. Isso faz com que o toque seja mais preciso e economiza energia. É como dar um upgrade no seu passeio pela tela do celular!
A bateria é outra característica importante nos aparelhos celulares. Mas, a Samsung não melhorou o componente do S22 em relação ao S21. Pelo contrário, a capacidade do item é menor, sendo de 3.800 mAh contra 4.000 mAh da versão anterior.
À exemplo de outras formas de se reconhecer esse tipo de construção, a Samsung batizou sua versão de HOP. Mas, na prática, tem o mesmo objetivo: proporcionar taxas de atualização maiores e variáveis.
No caso do preto, os cristais nunca ficam totalmente pretos e sim mais opacos, já que a luz de fundo permanece acesa. É por isso que o preto nas telas AMOLED é mais intenso, pois os diodos orgânicos estão desligados, ou seja, tem-se assim a ausência completa de luz.
AMOLED (active-matrix organic light-emitting diode) é uma tecnologia de display híbrida que combina a matriz ativa de um display TFT tradicional com um display OLED. ... Assim, os dispositivos com esse tipo de display podem exibir vídeos com grande quantidade de movimento sem rastros na tela.
Se você está procurando por nitidez de imagens e se contenta com cores boas, mas nem tão vívidas, vá de True IPS HD Plus. Já se considera as qualidade de tonalidades algo mais importante, assim como a redução no consumo de bateria, a Super AMOLED HD é a melhor escolha.
Tipos de tela de celular
IPS é a abreviação de In-Plane Switching (uma evolução do TN, o Twisted Nematic), enquanto o LCD é Liquid Cristal Display. Em bom português, o termo IPS LCD significa Tela de Cristal Líquido com comutação plana. Em essência, o LCD usa luz polarizada, que é executada através de um filtro de cores.
As telas AMOLED (Active Matrix Organic Light Emiting Diode) são muito utilizadas nos smartphones. A diferença principal em relação às telas OLED é que o AMOLED possui uma capa intermediária orgânica ativa, consumindo menos energia e sendo mais flexível.
Gorilla Glass 5 A tela continua quebrável, mas sobrevive em 80% das vezes em alturas de até 1,6 metros. Exemplo: Samsung Galaxy S9, Samsung Galaxy S9+, LGV30, LG V30S ThinQ, OnePlus5, Xperia XZ1. Neste link você confere a lista completa de aparelhos com Gorilla Glass 5.
A tecnologia de tela PLS (Plane to Line Switching) é nada mais que uma versão melhorada da tecnologia IPS (In Panel Switching). As telas PLS tem como proposito fornecer melhor brilho, melhores ângulos de visão e qualidade de imagem a preços mais baixos.
Sigla para “In Plane Switching”, que pode ser traduzido para “comutação em mesmo plano”, o IPS é uma forma de painel LCD em que os cristais líquidos responsáveis pela formação dos pixels – e consequentemente das imagens – seguem um alinhamento horizontal bem preciso.
Os painéis MVA oferecem bons ângulos de visão e, geralmente, melhores pretos e contraste do que os painéis em TN ou em IPS. Tem um menor tempo de resposta. Painéis de PVA são em muitos aspectos semelhantes ao MVA, mas têm pretos ainda melhores e um grande contraste.
Os melhores monitores para o público em geral possuem brilho de 300 cd/m² ou mais. Para obter boa fidelidade, é recomendado que se tenha uma tela com contraste de 800:1 ou mais.