Os cinco solas
Sola Scriptura, segundo a interpretação que a Reforma Protestante trouxe do que a própria Bíblia diz como sua autodefinição, o termo Sola Scriptura é o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia, sendo ela a única regra de Fé e Prática que todo ser humano deve seguir.
503 anos
31 de Outubro
1517
Entendemos que a reforma protestante foi um movimento reformista iniciado por Martinho Lutero em 1517.
Existia grande interesse da burguesia em fazer parte do movimento. Os comerciantes queriam assegurar o sucesso de seus negócios e apoiar a causa protestante era a melhor maneira já que a igreja católica considerava um pecado o interesse em fazer dinheiro.
A reforma protestante foi o ato de protestar contra a doutrina da igreja católica da época, quanto a sua importância, podemos dizer que foi de grande importância, pois além de parar com as atrocidades cometidas pela igreja católica na época abriu possibilidades para a criação de outra religiões.
Embora Martinho Lutero tenha sido o principal mentor da Reforma, há outros nomes, como Calvino e Melanchthon, que ajudaram a revolucionar a Igreja.
Resposta. os principais reformistas foram Lutero(Sacro Império), Calvino(Suíça) e Henrique VIII(Inglaterra), que foram responsáveis respectivamentes pelos movimentos reformistas, Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.
John Wyclif e Jan Hus elaboraram novas interpretações da doutrina cristã que influenciariam Martinho Lutero mais de um século depois. Martinho Lutero foi o principal nome associado à Reforma Protestante do século XVI.
Nos séculos 14 e 15 alguns movimentos esporádicos de protestos surgiram contra os ensinos e práticas da Igreja medieval e alguns líderes foram chamados de pré-reformadores: João Wycliff (1325-1384), João Huss (~1372-1415) e Jerônimo Savonarola (1452-1498), por combaterem irregularidades e imoralidades do clero, ...
Além de Wycliffe, Thomas Müntzer e Jan Huss foram outros dos mais proeminentes pré-reformadores protestantes da Europa.
31 de dezembro de 1384
John Wycliffe dedicou-se em traduziu a Bíblia para o inglês, a fim de torná-la acessível ao povo. ... Tudo isso era abertamente criticado por John Wycliffe. Suas críticas à Igreja desempenharam importante papel por ocasião da "Legislação Antipapal", aprovada pelo Parlamento em 1376.
O lollardismo foi um movimento político e religioso dos finais do século XIV e inícios do século XV em Inglaterra. Foi inicialmente liderado por John Wycliffe, um teólogo católico que foi demitido da Universidade de Oxford em 1381 por críticas à Igreja Católica Romana.
Assim, podemos concluir que o que Martinho Lutero defendia era a volta às origens da religião, a valorização da fé, da conexão com Deus e a ajuda aos pobres, colocando fim ao chamado comércio de indulgências.