Você já deve ter ouvido falar sobre as mudanças acontecendo no meio ambiente devido a diversas variações no planeta, seja na atmosfera, no clima, no solo. A maioria dessas alterações, são causadas pelos impactos ambientais.
Também existem consequências para saúde, com cerca de um quarto das doenças decorrendo de riscos relacionados ao meio ambiente. A poluição do ar causa até 7 milhões de mortes prematuras por ano.
Com o crescimento da população das áreas urbanas, tem aumentado também o problema da produção do lixo. Um grande problema para as cidades é encontrar locais para depositar esses resíduos, infelizmente os impactos ambientais e sociais gerados pelo destino incorreto do lixo são vários.
" title=" ENCONTRE-NOS " />
Agora que você sabe um pouco mais sobre esse tema, veja nossas aulas e resolva as questões! Bons estudos e conte com a gente!
É fundamental dar o destino correto para o lixo, pois enterrar os resíduos sem o devido planejamento pode causar contaminação dos lençóis freáticos – água subterrânea que poderia abastecer a população. A queima desse material também é poluente, pois a queima emite gases tóxicos para a atmosférica, além de ser um desperdício de produtos que poderiam ser reutilizados. Existem algumas soluções para o destino do lixo:
Nos últimos 50 anos, a economia global cresceu quase cinco vezes, em grande parte devido a uma triplicação na extração de recursos naturais e energia que impulsionou o crescimento da produção e do consumo.
O impacto ambiental é uma alteração no meio ambiente causada por atividades humanas ou eventos naturais que afetam negativamente a qualidade dos recursos naturais, como a água, o solo, o ar, a fauna e a flora.
O impacto ambiental é um problema global que afeta diretamente a vida humana e a biodiversidade. Causado principalmente pela ação humana, pode trazer consequências graves para o meio ambiente.
Os impactos ambientais causados pela atividade humana têm consequências diretas e significativas em todo o planeta. Desde a Revolução Industrial, a sociedade tem explorado os recursos naturais de forma intensa e muitas vezes insustentável. Isso resultou em uma série de problemas ambientais e sociais, tais como:
Os impactos ambientais são consequências negativas que as atividades humanas exercem sobre o meio ambiente. Esses impactos podem ser causados por diversas ações antrópicas, como as seguintes:
Vários fatores estão colocando nosso planeta em risco: a elevação da temperatura global, a produção excessiva de lixo e as ações humanas podem causar graves impactos ao meio ambiente. Felizmente, está aumentando a conscientização sobre a necessidade de cuidar da Terra. Esse é um tema muito recorrente no Enem e vestibulares. Vamos falar um pouco sobre esse assunto?
Nenhum dos objetivos globais para a proteção da vida na Terra e para travar a degradação da terra e dos oceanos foi totalmente alcançado. O desmatamento e a pesca predatória continuam, e 1 milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção.
O estudo diz que uma ação ambiciosa e coordenada por governos, empresas e pessoas pode prevenir e reverter os piores impactos do declínio ambiental, transformando rapidamente os principais sistemas, incluindo energia, água e alimentos, para que o uso da terra e oceanos se tornem sustentáveis.
Riscos ambientais, como ondas de calor, inundações, secas e poluição, dificultam os esforços para tornar as cidades e outros assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Paloma Costa defende que ferramentas para preservar meio ambiente incluem conhecimento e práticas indígenas associadas à criatividade de jovens; ela aconselha o secretário-geral da ONU no Grupo Juvenil sobre Mudança Climática.
Ação antrópica diz respeito a uma ação realizada pelo homem. Essa expressão ficou conhecida em virtude dos impactos causados no meio ambiente pelas alterações humanas. ... O espaço geográfico é produzido pela relação entre a sociedade e a natureza, portanto, a ação humana tem gerado mudanças no meio ambiente.
Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente. ... Apesar do homem ser parte integrante da natureza, ele a destrói.
Lançamento de esgoto em ambientes aquáticos. Despejo de lixo diretamente no mar, rios ou lagos. Vazamento de petróleo decorrente de acidentes marítimos. Poluição dos lençóis freáticos com os pesticidas que são levados pela chuva.
Desmatamentos, o aquecimento global pode afetar ainda mais o planeta e derreter todas as geleiras, os movimentos das placas tectônicas podem acelerar e acontecer tsunamis gigantescos, o planeta perderá a camada de Ozônio que pode acabar se rompendo e o sol bateria de uma vez no planeta sem proteção e acabaria com toda ...
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
A diminuição do consumismo e o desenvolvimento de métodos que não gerassem poluição para o meio ambiente, o reflorestamento, limpeza das águas e destinação adequada dos resíduos que fossem gerados seriam o caminho para restabelecer o equilíbrio ambiental.
Como diminuir os impactos ambientais na lavoura?
Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.
A segunda alternativa para minimizar os impactos da poluição por agrotóxicos é o Sistema Produção Integrada, certificado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que reduz o uso de insumos e produtos contaminadores. "Neste caso, o agrotóxico só é usado quando outros métodos de controle não funcionaram.
Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.
Resposta. sim . Pois a modernização está muito util então ,tudo que for entercalado por modernizacão poder ocorrer riscos e bens.
Listamos a seguir alguns dos possíveis efeitos da agropecuária sobre o meio ambiente: Poluição dos solos e da água: o uso de insumos agrícolas, como adubos químicos, corretores do solo e pesticidas (os chamados agrotóxicos), contamina água e solo.
O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas ...
Afastados do campo, migraram em massa para as cidades em busca de trabalho. Tanto os que conseguiam emprego como os que permaneciam desempregados passavam a viver em condições precárias.
Resposta. Resposta: Sedentarismo e aumento demográfico.
Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas. ... O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais.