Backup fácil. Por fim, conseguir fazer backup dos seus arquivos, fotos e vídeos de forma super descomplicada é uma das maiores vantagens em usar o Android. Graças à integração dos aplicativos e ferramentas com o sistema operacional, você pode configurar seu smartphone para fazer backup dos seus arquivos automaticamente ...
Um dos mais antigos sistemas operacionais, o Solaris foi criado pela empresa Sun Microsystems em meados dos anos 1990 e era conhecido pela sua grande escalabilidade e integração com os sistemas Sparcs.
Tendo a sua primeira versão lançada em 2012, o software já tem muita história no mercado e tem sua última atualização lançada no final de 2021. Neste mesmo ano foi anunciado que a Samsung se juntaria com a Google para remodelar os sistemas dos seus smartwatches, sendo assim, o Tizen ficaria apenas sendo usado nas televisões inteligentes.
Ademais, certamente a quantidade de programadores e softwares disponíveis na atualidade não seria a mesma se houvesse a necessidade também de gerenciar formas de otimização dos recursos.
É o sistema operacional mais conhecido e utilizado em computadores pessoais atualmente, sendo bastante utilizado para projetos e serviços em computadores comuns. Sua versão mais recente é o Windows 10.
Outro sistema de código aberto é o Linux, que é bastante conhecido por ser altamente personalizado pelos usuários, que assim conseguem adaptá-lo para o uso desejado. Até por isso, existem diversas distribuições diferentes do Linux, sendo o Ubuntu um dos mais populares. Por outro lado, o Linux acaba exigindo mais conhecimento técnico por parte do usuário do que outros SOs – quem é fã diz que vale a pena aprender, só para não precisar ficar preso às ofertas de Microsoft, Google e Apple.
Já para quem não faz parte da área de tecnologia, saber mais sobre sistemas operacionais também é uma boa ideia, uma vez que lidamos com eles diariamente nos mais variados dispositivos.
A segurança e a privacidade são outros dos benefícios do Linux, uma vez que ele exige usuário e senha para a instalação de todos os programas, é considerado mais “resistente” aos vírus por não ser um alvo tão visualizado para golpes e, ainda, permite que você controle seus dados pessoais.
Ao contrário da usabilidade, a segurança acaba tornando o software mais rígido e com mais travas para a pessoa usuária final. Neste aspecto, sistemas operacionais controlados por empresas e administradores de sistemas podem configurar remotamente as permissões que uma pessoa ter pode ou não na navegação.
Em resumo, as principais funções do sistema operacional são: 1) funcionar como uma ponte entre aplicações na camada do usuário e hardware; 2) e gerenciar os recursos de um sistema complexo (por exemplo, quando você executa vários programas ao mesmo tempo, na realidade é o seu sistema operacional que troca, em frações de segundos, o programa processado pela unidade central de processamento).
Tizen também é um sistema operacional baseado em Linux, que é desenvolvido e usado majoritariamente pela Samsung, com o auxílio do HTML e C++. É utilizado principalmente em relógios e TVs inteligentes, e pode ser considerado o sucessor do MeeGo.
Podemos encontrar esse modelo em experimentos científicos, sistemas de imagem médicos, controle industrial, controle de tráfego aéreo ou qualquer outro sistema que precise de respostas instantâneas.
Em um nível fundamental, um sistema operacional gerencia praticamente todos os aspectos da experiência do usuário. Desde o momento em que você começa a usar o computador até o último segundo antes de desligar, o sistema operacional desempenha um papel fundamental em sua funcionalidade.
Os sistemas operacionais também fornecem uma série de benefícios, como maior portabilidade das aplicações (possibilidade de uso de uma mesma aplicação em diferentes computadores), e proporcionam o espaço para que as aplicações se dediquem a problemas de alto nível, ou seja, aos problemas que foram designadas para solucionar.
Clique no botão Iniciar, depois, em “Configurações“. Na janela aberta, procure pela seção “Atualização e Segurança” e clique para abri-la. Agora, clique em “Windows Update“. O sistema te dará a opção de verificar se há atualizações. Basta clicar no botão e, se tiver alguma atualização pendente, instale-a.
Fundamentalmente, um sistema operacional é um software, que pode ser o Linux, Windows, Android, macOS, UNIX, entre outros. No entanto, ele não resume aquilo que seus olhos conseguem ver ou ao que você consegue interagir. Em outras palavras, é um programa que conversa diretamente com o hardware da sua máquina.
Firmware é o nome dado a um programa ou conjunto de instruções programadas em um dispositivo Hardware. Ele é responsável por providenciar as instruções necessárias para que o funcionamento de um dispositivo seja devidamente comunicado e executado em outro componente.
Para pessoas usuárias comuns, um sistema operacional é tão integrado aos dispositivos utilizados no dia a dia que talvez muitas nem se deem conta de sua existência. Entretanto, sistemas operacionais existem e são essenciais! Afinal, a interação entre humano e computador não seria tão acessível sem eles.
Uma das principais desvantagens do Windows é a sua vulnerabilidade a hackers e vírus. O Windows é um sistema operativo popular, o que o torna um alvo privilegiado para os cibercriminosos. Os piratas informáticos exploram frequentemente as vulnerabilidades do Windows para obterem acesso não autorizado aos sistemas ou espalharem malware. Isto significa que os utilizadores do Windows têm de ser diligentes na implementação de medidas de segurança e na atualização regular do seu software antivírus.
Aqui vai uma lista das distribuições Linux mais utilizadas, segundo o ranking Distrowatch (observatório das distribuições linux e BSD chamado).
Ubuntu. Essa é, no momento, a distribuição mais popular de Linux, e o sucesso se deve, principalmente, ao fato de essa distro ser muito bem adaptada para desktops, mantendo interface e configuração bastante amigáveis se comparadas a outras distribuições.
Essas são as 5 distribuições Linux mais indicadas para uso geral