Quais As Taxas Existentes Em Matemtica Financeira?

Quais as taxas existentes em matemtica financeira

Valor de face, também conhecido como valor de resgate e valor nominal, é o termo usado para designar o valor a ser resgatado ao final de um investimento, indicado diretamente no título. Cada produto financeiro possui o seu próprio modelo de cálculo para a definição do valor de face.

 Quais as principais fórmulas da matemática financeira?

Uma das opções está na modalidade de ensino à distância (EAD), com o curso de Matemática Financeira (clique aqui para saber mais).

Nesse sentido, utilizando os mesmos valores em ambos exemplos, é possível observar uma variação de ganho de R$66,61 entre a mesma venda, quando substituída a taxa de juros simples pela taxa de juros compostos.

Juros compostos

<b>Juros compostos</b>

Para além de uma ciência do conhecimento, é, dessa forma, um instrumento de grande utilidade tanto para a administração da saúde financeira pessoal ou de uma organização.

Compreender o básico de matemática financeira e saber utilizar suas fórmulas é essencial para administrar um patrimônio, projetar e alcançar objetivos financeiros pessoais, bem como para garantir o funcionamento e desenvolvimento de uma empresa. 

Dentro da matemática financeira, ela pode ser muito útil para identificar, por exemplo, quanto do seu orçamento está comprometido com uma determinada despesa ou qual é a principal fonte de receita em termos percentuais.

Popular

Entendemos que as taxas de juros podem ser classificadas: a) quanto ao regime de capitalização: simples (ou linear) e composta (ou exponencial); b) quanto ao valor do capital inicial tomado como base de cálculo: nominal, efetiva e real.

Antônimo de acréscimo, o desconto é o conceito financeiro que representa o valor ou percentual deduzido do preço inicial de um produto ou serviço.

Na matemática financeira, capital (C) é o valor inicial aplicado em um investimento, ou o custo inicial de um produto ou serviço, à vista e sem a inserção de taxas. Esta quantia pode, portanto, corresponder a uma dívida, investimento ou empréstimo.

Ações

Ações

Para deixar tudo mais claro, considere o mesmo cenário do exemplo anterior, incluindo, porém, um IPCA acumulado de 4% no período. Agora observe como o lucro aparente de 20%, será distinto do lucro real:

(Fonte: Apostila de Matemática Financeira da Rede e-Tec, distribuída pelo MEC)

Warren Buffett

Algumas das principais fórmulas da matemática financeira incluem as fórmulas de juros simples, juros compostos, valor presente, valor futuro, taxas de juros equivalentes, entre outras.

Como visto, ao contrário do que possa parecer a um leigo, o uso da matemática financeira extrapola os escritórios de contabilidade. Ela pode ser aplicada na gestão empresarial, na administração de carteiras de investimentos, e mesmo na rotina da vida financeira de pessoas físicas.

  Para definir a taxa de juros, por exemplo, é utilizada a fórmula de juros simples ou de juros compostos. Para descobrir qual os juros acumulados, usa-se a taxa equivalente. Já para definir se a compra ou venda de um ativo é ou não um bom negócio, pode-se calcular seu valor presente e futuro, e assim por diante. 

Conceitos básicos da matemática financeira

Já os juros compostos são calculados sobre o capital inicial investido, mais o rendimento gerado até o momento. Ou seja, se o valor do capital inicial era x e o valor gerado pelos juros era y, os juros compostos serão calculados sobre a soma de x e y.

Mas não se preocupe com isso agora! Mais adiante, vou te apresentar e explicar onde, quando e como usar cada uma das 16 principais fórmulas do mercado financeiro.  

Quais são os princípios básicos da matemática financeira

Também conhecido como “desconto real” ou “desconto por dentro”, essa fórmula é usada no cálculo do juro produzido pelo valor atual de um ativo — ou seja, o valor presente. Ela considera, além disso, a taxa fixada e o tempo correspondente.

Tal como as cores para um pintor ou as palavras para um escritor, a matemática financeira é o elemento primordial do trabalho prestado ou exercido por qualquer personagem dentro do mercado financeiro

O que é taxa de juros matemática financeira?

Matemática Financeira. Uma taxa de juros, ou taxa de crescimento do capital, é a taxa de lucratividade recebida num investimento. ... Usualmente, utiliza-se o conceito de taxa de juros quando se paga por um empréstimo, e taxa de retorno quando se recebe pelo capital emprestado.

O que define as taxas de juros?

O conceito de taxa de juros pode ser entendido como o valor do dinheiro no tempo, isto é, o preço que os tomadores de empréstimo pagam aos emprestadores para usarem um dinheiro que não é seu durante um determinado período. Na prática, é uma compensação pelo tempo que o dinheiro ficou emprestado.

Quais são as características da taxa de juros?

Então, em poucas palavras: juros são uma remuneração em forma de percentual paga a quem disponibiliza um empréstimo ou realiza um investimento, por exemplo. ... A taxa de juros está diretamente ligada à diferença entre o valor emprestado e o valor devolvido.