Frutíferas do Norte e Nordeste – para comer a fruta do pé
carnaúba
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. ... As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e compreende cerca de 11% do território nacional e 70% da Região Nordeste. ... O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”. Essa denominação representa as características da vegetação desse ecossistema, cujas folhas caem no período da seca.
Caatinga é um bioma brasileiro que apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. ... No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.
A vegetação da Caatinga tem como característica principal o fato de se adaptar à aridez do solo e à escassez de água na região. ... Nas áreas mais secas, de solo raso e pedregoso, a caatinga se reduz a arbustos e plantas tortuosas, mais baixas, deixando o solo parcialmente descoberto.
Resposta. Caatinga significa mata enfezada de pequenas árvores tortuosas. Cerrado significa : muito escuro, muito junto, fechado, espesso. ( enfezada quer dizer que cresceu pouco).
Significado de Verdejante adjetivo Verde; de coloração verde; capaz de verdejar, de se tornar verde ou de possuir essa cor: floresta verdejante. Etimologia (origem da palavra verdejante). Verdejar + nte.
Significado de Caju substantivo masculino [Brasil] Pedúnculo carnudo e sumarento, comestível, de que pende o fruto propriamente dito ("castanha") do cajueiro.
A região Nordeste tem uma vegetação tão rica quanto a sua cultura. ... O tipo de vegetação pelo qual o Nordeste é mais conhecido é a que forma a caatinga. Típica do sertão e do clima semiárido, esta formação vegetativa pode ser encontrada em todos os estados da região, exceto no Maranhão.
Caatinga
Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
Pecuária Intensiva. Pecuária extensiva. Agricultura.
Hidrografia. O principal rio da região Nordeste é o Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e drena quatro estados da região: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. ... Em decorrência da semiaridez, o Sertão Nordestino possui vários rios temporários ou intermitentes.
Algumas características do relevo nordestino é a existência de dois antigos e extensos planaltos, o Borborema (uma das principais causas da seca do Sertão) e a bacia do rio Parnaíba e de algumas áreas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Chapada Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da ...
O falar do Nordeste
A área do Nordeste brasileiro é de 1 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. A região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral.
De acordo com o FAO 72,24% do nordeste encontra-se dentro do polígono das secas, mas mesmo assim como a maior a grande parte dos rios brasileiros, os rios da região nordeste podem ser classificados como rios intermitentes, ou seja, fluem o ano todo.
Os nordestinos, que vem historicamente resistindo a situações como seca, fome, abandono e tantas outras dificuldades, não costuma abalar com afirmações que tentam diminuí-la de alguma forma. O nordestino é um povo orgulhoso de sua luta, natureza e resistência.
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...