Sendo assim, a parábola é o lugar geométrico dos pontos pertencentes a um plano, que são equidistantes de uma reta fixa e de um ponto fixo. Esse ponto fixo é chamado de foco da parábola e a reta recebe o nome de diretriz. A reta que passa pelo foco, perpendicular a diretriz, é chamada de eixo de simetria da parábola.
Propriedade: O lugar geométrico dos pontos do plano equidistantes de dois pontos A e B dados é a mediatriz do segmento AB. Definição: Uma circunferência é dita circunscrita a um triângulo quando ela passa pelos seus três vértices. O centro da circunferência circunscrita é denominado circuncentro.
Definição: Lugar Geométrico é o conjunto de infinitos pontos em um plano que usufruem de uma mesma propriedade. Existem vários lugares geométricos, no entanto, cinco são considerados os mais importantes. São eles: circunferência, mediatriz, bissetriz, paralela e arco-capaz.
Círculo: (ou disco) é o conjunto de todos os pontos de um plano cuja distância a um ponto fixo O é menor ou igual que uma distância r dada. Quando a distância é nula, o círculo se reduz a um ponto. O círculo é a reunião da circunferência com o conjunto de pontos localizados dentro da mesma.
No plano, o LG dos pontos que equidistam de 3 pontos não colineares é um ponto.
Equidistante é aquilo que tem distância igual. ... Ao resolver um problema de matemática, por exemplo, que diz que existem dois pontos equidistantes em relação a um terceiro ponto, isso quer dizer que os dois pontos tem a mesma distância em relação ao terceiro.
Considere que o ponto que queremos determinar é D = (x,y). y = 7/2. Portanto, o ponto equidistante dos vértices do triângulo ABC é: D = (1/2,7/2).
Que está sempre à mesma distância. Grafia no Brasil: eqüidistante. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: equidistante.
Agora falando em dimensão, a distância em linha reta entre os pontos extremos do Brasil de Norte a Sul é igual a 4.
Ponto P interno à circunferência: isso implica que a distância do ponto P até o centro é menor do que o raio da circunferência. Ponto P pertence à circunferência: por fim, temos o caso no qual a distância do ponto P ao centro é igual ao raio.
O ponto de encontro das mediatrizes dos lados de um triângulo, denominado de circuncentro, é eqüidistante dos vértices (veja em GEO010101) sendo portanto o centro da circunferência circunscrita ao triângulo.
Como devemos encontrar um ponto P no eixo OX, devemos ter P(x,0), ou seja, y = 0. Usando qualquer um dos pontos, a distância é 5, mas, extraindo-se raiz negativo - no caso do número -2, a resposta já não pertence ao conjunto dos reais.
O ponto de encontro dessas três mediatrizes é chamado de circuncentro. Este ponto, que está a uma mesma distância de cada um dos seus vértices, é o centro da circunferência circunscrita no triângulo.
O incentro é equidistante dos lados do triângulo (como é encontro das bissetrizes, essa é uma propriedade decorrente da bissetriz). Portanto existe uma circunferência inscrita ao triângulo. A seguir, você pode mover os pontos A, B e C. O que é Incentro de um triângulo?
O circuncentro também possui algumas propriedades quando desenhados no triângulo retângulo, obtusângulo e acutângulo. → O circuncentro no triângulo retângulo é o ponto médio da hipotenusa. → O circuncentro em um triângulo obtusângulo fica no seu exterior.
Ao traçarmos as três bissetrizes de um triângulo, elas vão se intersectar em um único ponto, sendo este ponto denominado incentro. Note que a circunferência está completamente dentro do triângulo, por isso ela é uma circunferência inscrita no triângulo, no qual toca cada lado do triângulo em um único ponto.
CIRCUNCENTRO de um triângulo Além disso, o circuncentro será interno ao triângulo quando este for acutângulo; externo, se ele for obtusângulo, e coincidirá com o ponto médio da hipotenusa se o triângulo for retângulo.
Ortocentro
Incentro: ponto de interseção das bissetrizes internas de um triângulo. Circuncentro: ponto de interseção das mediatrizes dos lados de um triângulo. Ortocentro: ponto de interseção das retas suportes das alturas de um triângulo. Baricentro: ponto de interseção das medianas de um triângulo.
O incentro é o centro de uma circunferência inscrita no triângulo. Assim sendo, fica à mesma distância de todos os seus lados. O baricentro é o centro de gravidade do triângulo. ... O circuncentro é o centro de uma circunferência circunscrita no triângulo.
Por fim, podemos marcar as mediatrizes de um triângulo da seguinte forma: selecionamos um dos lados, por exemplo, o lado AB, encontramos seu ponto médio, ao qual identificamos pelo ponto M1, e traçamos uma reta perpendicular ao lado AB, esta é a primeira mediatriz.
Em um triângulo, encontre o ponto médio de um de seus lados. Por exemplo, na figura abaixo, marcamos o ponto M1, que é o ponto médio do lado AB. Feito isso, nós traçamos uma reta desse ponto M1 até o vértice oposto, no caso, o C.
Bissetriz também é um segmento de reta com origem em um dos vértices do triângulo com a outra extremidade no lado oposto a esse vértice. Sendo que ela divide ao meio o ângulo correspondente ao vértice. Veja o exemplo: AS é um segmento de reta que dividiu o ângulo  em duas partes iguais.
Para encontrar a bissetriz, basta seguir os seguintes passos utilizando o compasso:
Resposta: A bissetriz é uma semirreta que divide um ângulo em lados congruentes. Em outras palavras, ela é uma linha reta que divide um ângulo em dois lados iguais, independente do formato desse ângulo. Essa linha reta tem início no vértice desse ângulo, ou seja, no seu ponto de origem.