Há várias áreas que são utilizadas na investigação forense como a Genética, Entomologia, Botânica, Toxicologia, entre outras.
1) Durante um exame de um local de crime, os peritos colhem os materiais biológicos disponíveis na cena do crime, do suspeito e da vítima. ... 2) Os vestígios biológicos coletados, são encaminhados para um laboratório forense , onde o Perfil de DNA é identificado.
Cabe destacar que o curso de Graduação em Química Forense na UFPel é o primeiro no Brasil, em Universidade Federal. Além da UFPel, a graduação em Química Forense só é ofertada no país pela Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto/ http://emec.mec.gov.br).
No cargo de Perito Criminal se inicia ganhando R$ 6.
Junto a perícia, a atividade do químico forense é identificar materiais e conhecer a natureza de cada prova relacionada a um crime. Sendo responsável em decidir qual análise será realizada e quais materiais serão necessários para chegar a essas provas.
Já a química forense, propriamente dita, surgiu a partir de um crime de grande repercussão, cometido em 1850, no Castelo de Bitremont- situado na Bélgica. A vítima, Gustave Fougnies, era o cunhado do conde Hippolyte Visart de Bocarmé. ... Foi então, que solicitou a ajuda do químico francês Jean Stas para solucionar o caso.
Nesse contexto, pode-se dizer que, é ferramenta essencial para o desenvolvimento da ciência forense. ... A química analítica caminha junto com a Ciência Forense sempre que uma determinada conduta humana precisa ser avaliada dentro do contexto jurídico, como foco de caracterização química-toxicológica.
O luminol é um pó – formado por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio — que é diluído em água oxigenada. Essa solução, quando borrifada nos locais suspeitos, reage em contato com o ferro presente na hemoglobina do sangue e libera uma luz azulada, suficientemente forte para ser vista no escuro.
Por exemplo, se uma pia tiver sido lavada várias vezes com fortes produtos de limpeza após sangue ter circulado em seu interior, em apenas 5 segundos o Luminol é capaz de identificar os vestígios.
Produtos alimentares que contém antioxidantes (como o chá verde e o chá preto) podem ser utilizados em atividades criminosas para ocultar manchas de sangue e evitar resultados em exames de cenas de crime, uma vez que atuam inibindo a reação quimiluminescente do luminol, gerando resultados falso-negativos.
hemoglobina
O luminol é um reagente quimioluminescente que reage com o sangue, emitindo uma luz, sendo muito usado em perícias criminais. O luminol é um composto orgânico em pó, cuja fórmula molecular é C8H7O2N3. ... O luminol é muito utilizado em perícias criminais a fim de identificar sangue no local do crime.
Depois, vieram os ensaios por quimioluminescência, um tipo de reação química que gera energia luminosa e que pode ser medida. Foi o primeiro método capaz de dosar hormônios que circulam no sangue em concentrações muito baixas e é o mais utilizado atualmente, junto com o imunoensaio.
Na maioria dos vertebrados o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares).
Componentes
O sangue é composto por plasma sanguíneo, dois tipos celulares (eritrócitos e leucócitos) e fragmentos celulares nomeados plaquetas. Os eritrócitos, leucócitos e plaquetas são chamados elementos figurados do sangue. Esses elementos constituem 45% do volume do sangue, enquanto o plasma constitui 55% do seu volume.
O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.
Nas artérias maiores o sangue alcança a velocidade de 1,5 Km/h. Quando atinge os vasos menores, cai para 1 milésimo disso.
O ser humano, assim como qualquer animal, precisa do sangue para o transporte de várias substâncias, como o oxigênio, carboidratos, lipídios, proteínas e hormônios. O sangue também é um importante regulador da temperatura e pH corporal, que são extremamente importantes.