Entre as principais doenças que atingem a cana-de-açúcar, o raquitismo da soqueira é identificado como a mais importante enfermidade que assola canaviais mundo afora. E não é para menos. Inicialmente, a doença não apresenta sintomas visíveis, o que impede que o produtor descubra o problema antes da colheita.
Para assegurar a indispensável autenticidade varietal e a elevada taxa de sanidade dos viveiros de cana-de-açúcar, torna-se necessária à realização do “roguing”, que consiste na inspeção e eliminação de canas de outras variedades e de touceiras que apresentem sintomas de doenças.
A Podridão Vermelha da cana-de-açúcar, causada pelo fungo Colletotrichum falcatum, já está presente e distribuída no Brasil há muito tempo. ... “Essa doença provoca degradação da matéria-prima, com redução da produtividade, já que o fungo tem um grande impacto na sacarose, uma vez que causa sua inversão na indústria.”
O desenvolvimento da broca-da-cana é favorecido quando há altas temperaturas e grande quantidade de chuva. A praga está presente em todo o Brasil, mas a região Centro-Sul é a mais afetada porque há maior concentração de cana-de-açúcar e clima favorável.
O MIP reduz a proliferação de pragas já conhecidas no sistema de produção do canavial, a exemplo de corós, bicudo-da-cana, cigarrinha-das-raízes, cupins e besouro Migdolus sp., assim como possibilita a identificação de possíveis novas pragas na lavoura e seus inimigos naturais, além de minimizar os danos que podem ser ...
Uma outra alternativa de controle biológico é o uso da vespinha Trichogramma galloi, que parasita os ovos da broca-da-cana. A associação das vespinhas C. flavipes e Trichogramma tem garantido excelente controle, visto que estas atuam em diferentes fases de desenvolvimento da praga (ovo e lagarta).
É com ela que se faz dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana, e o álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas como a cachaça, o vinho e a cerveja, ou como combustível para abastecer os carros, também conhecido como etanol.
Em locais com alta probabilidade de ocorrência do inseto, o controle da lagarta-elasmo pode ser realizado através do tratamento de sementes com inseticidas ou aplicação de inseticidas no sulco de semeadura. O tratamento de sementes é mais eficiente, prático e de menor custo.
O chá de folhas de cana, secadas à sombra, é auxiliar para curar aftas dos lábios e da boca. É também auxiliar para acalmar dores e sintomas ligados à menopausa feminina.
Caldo de cana é boa opção para quem treina; veja benefícios e como consumir
Benefícios do caldo de cana
Um destes benefícios compreende o controle da pressão arterial, por conta da presença de potássio, um elemento fundamental no controle da pressão osmótica, uma vez que aumenta a entrada de sódio nas células, impedindo que haja uma concentração externa elevada, controlando a pressão arterial nos individuos.
O caldo de cana, também conhecido como garapa, é uma bebida altamente nutritiva. Apesar de ser bastante doce, ela é indicada para atletas e até para pessoas portadoras da diabetes do tipo 1.
É aliado de quem sofre com diabetes É que, por ter um baixo índice glicêmico e ser rica em frutose, o alimento exige menos produção de insulina e ainda ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue - assim como lipídios e gorduras, que favorecem a incidência do problema.
20 dias
O diabético pode sim tomar esse leite, porém se ele não apresentar um quadro de intolerância a lactose não fará diferença significativa na sua saúde. A diferença entre esses dois leites é que o sem lactose tem o seu carboidrato pré digerido e o desnatado apresenta lactose porém sem gorduras naturais do leite.
Leite semidesnatado ou desnatado: você pode optar pelo leite de soja ou de amêndoa, especialmente para aqueles com uma intolerância à lactose. Iogurte light ou com pouca gordura: a versão normal é a melhor, mas você pode incluir frutas que terá mais carboidratos.