Ele estava no princípio com Deus. Tudo foi feito por ele; e nada do que tem sido feito, foi feito sem ele. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A versão grega de origem, porém, traz a expressão logos, no que depois restou traduzido como “verbo”, mas seria, no princípio, a palavra.
Por que Jesus Cristo foi chamado de o Verbo? João abre a cortina de seu Evangelho com uma descrição impressionante de Jesus Cristo como "o Verbo" (Jo 1.
O verbo era Deus e se encarnou na humanidade, mas não é a divindade. Divindade, na Bíblia, é um atributo exclusivo do Deus único e verdadeiro que, em grego, língua original do Novo Testamento, é “Theos”. Já Jesus Cristo em grego é “Logos”, em latim “Verbum”, e em português “Verbo”, palavra, discurso, razão.
Ao dizer que “o verbo se fez carne e acampou entre nós”, João faz referência ao Deus que “acampou” no deserto junto a seu povo, na passagem da terra da escravidão para a terra da libertação (Cf. Ex 15, 22 – 27).
A Bíblia fala da encarnação do Verbo para enfatizar que Deus fez-se homem (João 1:14; I Timóteo 3:16), pois nela Jesus é descrito como vindo em carne (I João 4:1-2). ...
«No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ... No princípio criou Deus os céus e a terra. Esta é a frase que todos respondem quando perguntamos o que Deus criou primeiro, (No princípio criou Deus os céus e a terra), mas na verdade o que Deus criou primeiro foi o tempo (Chronos).
Entre elas consta a diária «Oração de Dozulé». As mensagens foram vistas como um prenúncio da Segunda vinda de Cristo.
A Hora do Angelus ou Toque das Ave-Marias ou Hora das Ave-Marias, que corresponde às 6h00, 12h00 ou 18h00, relembra aos católicos, mediante meditação e orações, o momento da Anunciação - feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria - da concepção de Jesus Cristo, acreditada como livre do pecado original.
Segundo a doutrina católica, a oração, ou simplesmente "falar com Deus", é um dom da graça de "Deus que vem ao encontro do homem" e permite o estabelecimento de uma "relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o Pai infinitamente bom, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo que habita no coração daqueles" ...
Um pregador ousado dá ao ouvinte muito em que pensar, mas ele também entrega uma energia que mantém aquelas pessoas envolvidas. Como eu disse, pregar com ousadia é você pregar a Palavra de Deus claramente, não podemos ter medo, e sim coragem de falar tudo aquilo que precisa ser dito.
Como Pregar Pela Primeira Vez: PASSO a PASSO Simples e Prático!
Quer descobrir como preparar um sermão passo a passo?
Dicas de como preparar uma pregação ou sermão bíblicos?
Introdução
Como Preparar um Sermão de Forma Rápida e Fácil
O sermão textual é construído com base no que a Bíblia, como um todo, fala sobre as palavras-chave do texto lido. A argumentação não fica presa ao texto lido, mas sim em sua divisão por palavras-chave. O conhecimento do assunto proposto pelo pregador, pensando na Bíblia como um todo, é fundamental.
O sermão textual é essencialmente o mesmo que o expositivo, com a diferença de que emprega uma passagem mais curta das Escrituras, em geral apenas um versículo ou uma ou duas frases. ... Um único assunto é retirado do texto e depois discutido sob as divisões que ele fornece.
O sermão textual é estruturado a partir de um texto escolhido. Desenvolve-se um tema com as divisões desse texto. Geralmente se trabalha com uma pequena porção de texto e depois se segue fazendo a divisão lógica e natural dele. É o sermão cuja divisão baseia-se no texto.
Sermão temático é aquele que parte de um tema ou assunto. O pregador procura textos em vários lugares da bíblia para as divisões e apoiar o assunto escolhido. Em outras palavras, primeiro vem o tema, depois vêm os textos bíblicos. É o mais fácil de ser preparado, porém existem cuidados que precisam ser tomados.
Os três tipos são:
A diferença entre o sermão expositivo e textual é que geralmente o expositivo se trata de um texto mais longo escolhido ao pregar, agora o textual você utiliza um versículo apenas. ... Ou seja, no textual vem primeiro o texto bíblico e a partir dele elaboramos o resto da mensagem.
De forma que se explique palavra por palavra. Na verdade, a verdadeira pregação expositiva é aquela que expõe a verdade contida no texto. Ou seja, você não pode alterar a mensagem principal que aquela passagem bíblica vai te ensinar.
Ele consiste de anotações do sermão de forma organizada onde você descreve as divisões do sermão. Podemos dizer também que o esboço é o esqueleto do sermão. Um esboço de pregação tem como objetivo facilitar para o pregador na organização das ideias e para seus ouvintes entender melhor a pregação.
Também se denomina esboço qualquer rascunho ou delineamento inicial elaborado com o propósito de facilitar uma análise preliminar a respeito da realização de uma obra. Por exemplo: antes de fazer um desenho, uma pessoa pode querer elaborar um modelo simplificado dele.