Verificado por especialistas. Dentre as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização, podemos destacar: ... exclusão de muitos países pequenos e pobres - principalmente aqueles que possuem baixos índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e crescimento econômico.
Antiglobalização é um termo genérico, utilizado sobretudo durante os anos 1990, para descrever o movimento de oposição aos aspectos capitalista-liberais da globalização. O movimento reivindica o fim de determinados acordos comerciais e do livre trânsito do capital financeiro internacional.
Desglobalização é o processo de diminuir a interdependência e a integração entre certas unidades ao redor do mundo, tipicamente Estados-nação. É amplamente utilizado para descrever os períodos da história em que o comércio econômico e o investimento entre países declinaram.
Os grandes desafios que procuram as cúpulas das organizações hoje são muito variados: como enfrentar competidores globais; como investir em novos produtos/ serviços; como fazer alianças estratégicas com os concorrentes; como se comportar na era das redes( como internet) e assim por diante.
A globalização permitiu a troca de ideias e culturas em todas as partes do mundo, facilitou o comércio estrangeiro, e o que mais podemos ver atualmente é a sua influencia dos sistemas de comunicações, pois itens provindos da globalização como o celular, computador, tablet, etc, se mostram quase indispensáveis nos dias ...
Poderá aparecer como ponto positivo da globalização: desenvolvimento e avanço dos meios de comunicação e transportes, interação entre os países na era globalizada e maior circulação de capital, mercadorias e pessoas e também os pontos negativos, tais como: dependência tecnológica, desemprego gerado pela revolução ...