A característica principal do saber empírico é a generalização de experiências particulares, que são compreendidas como verdadeiras desde que um grupo relativo de pessoas concorde, não necessitando de provas ou um questionamento mais apurado.
esse tipo de conhecimento e de origem ao senso comum ou seja e de domínio do povo, transmitido pelas pessoas baseando-se em experiencias sem comprovação das afirmações. Exemplo: receita de comidas passadas de geração em geração; lendas e medicina popular.
Resposta. Conhecimento empírico é aquele conhecimento que adquirimos no dia-a-dia, com base na tentativa e erro, ou seja, o conhecimento adquirido através da observação, da experiência, do senso comum, dispensando a necessidade de comprovação científica. Empírico tem sentido de experiência cotidiana.
Resposta. O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.
LOGICO= ter certeza absoluta e comprovada que é conhecido na pratica; INTELECTUAL= pode ser apenas um conceito com aparencias de exatidão, uma tese, que na pratica? pode não ser e ter o resultado o que aparenta, ao tentar concluir.
O conhecimento se origina da experiência, da troca, da observação e do caráter prático de executar aquilo aprendido. O sujeito ao longo de sua vida tem o espaço escolar e não escolar como fontes diretas de aprendizado, e, conforme o mesmo se desenvolve ele passa seu conhecimento enquanto adquiri novas experiências.
A cada conexão estabelecida pelo cérebro humano, a partir das diferentes leituras das experiências vivenciadas pelo indivíduo, o conhecimento é construído e, portanto, é cumulativo. As associações são feitas individualmente, por isso mesmo, o conhecimento construído é individual e único.
O conhecimento filosófico é uma forma de saber baseado no questionamento da aparente ordem natural do mundo. A partir da dúvida, a filosofia constrói um pensamento sistemático e racional.
A produção do conhecimento histórico é possível através da idéia do passado (no sentido de procurar estabelecer um contexto), no retorno ao presente para se perceber mudanças e permanências.