O futsal é um dos esportes que mais cresce em âmbito nacional e internacional, caracteriza-se pela repetição de esforços intensos, de curta duração, com estilo bastante árduo, já que apresenta exigência metabólica do sistema energético, porém com predominâncias diferentes. Por isso, é fundamental aplicar métodos de treinamento no futsal.
Além disso, na linha lateral localizada próximo à mesa de arbitragem, se encontra a zona de substituição. Essa zona é um espaço de 5 metros da linha lateral que é reservado para a entrada e a saída dos jogadores durante a partida. Por esse espaço, os árbitros conseguem acompanhar as alterações de jogadores e registrar na súmula da partida.
Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos os principais métodos de treinamento no futsal, destacando a importância e as principais características deles. Continue a leitura e confira!
Resumidamente, a aprendizagem trata da mudança de comportamentos. No âmbito das modalidades de esporte coletivo, como o futsal, isso provoca transformações tanto nos aspectos motores quanto nos cognitivos do desempenho. Além disso, o processo de aprendizado, baseado em treinamento, torna-se mais complexo em virtude da influência do feedback motor com a tomada de decisão.
Como o jogo de futsal retrata um ambiente inesperado e incerto, o treinador deve direcionar as aulas conforme situações reais de jogo. Caso contrário, os esportistas serão apenas reprodutores de movimentos técnicos que atacam e defendem sem conhecer exatamente o que deve ser feito e como será realizado para atingir bons resultados nas partidas.
Os movimentos executados com ou sem bola e as capacidades coordenativas determinam o desempenho do atleta. O futsal colabora com o desenvolvimento tático por causa da participação constante nas situações que acontecem durante o jogo.
O futsal é jogado por cinco jogadores de cada equipe, sendo quatro de linha e um goleiro, que também pode atuar na linha. Isso geralmente ocorre em fases ofensivas do jogo, para compensar a ausência de algum jogador expulso durante a partida. Além disso, cada equipe pode ter até nove jogadores de reserva no banco, para substituições livres no decorrer da partida. Conheça as posições e funções desses jogadores:
As capacidades coordenativas referem-se às questões técnicas, como passe, chute, drible, deslocamento, entre outras ações. Os jogos aumentam a participação do jogador, devido à proximidade da jogada, que contribui para o desenvolvimento técnico-tático.
Com o objetivo de obter os melhores resultados em suas performances esportivas, todos os atletas, sobretudo os do futsal, por meio de seus treinadores e educadores físicos, utilizam cada vez mais os princípios do treinamento esportivo, buscando novas técnicas e metodologias de treino.
No método integrado, a capacidade cognitiva é a principal finalidade. O uso dessa metodologia permite que o atleta reconheça comportamentos táticos individuais, em equipe e coletivos, de ataque e defesa, com a situação de jogo, além de diferenciar casos estratégicos adequados e criar uma solução do exercício com o grupo, por meio da tomada de decisão. Esse método pode ser entendido como aquele capaz de unir o treinamento à realidade do jogo a partir de jogos educativos.
Mas, afinal, qual o método que propicia uma excelente aprendizagem? Dentro dos métodos de ensino do futsal, é possível identificar algumas técnicas de treinamento muito utilizadas pelos treinadores. A seguir, conheça cada uma delas!
Assim, caso o jogador aprendiz não execute em seus treinos métodos que desenvolvam sua inteligência tática, quando enfrentar dilemas nos jogos, ele não será capaz de tomar a decisão mais adequada.
Treinar atletas implica uma série de etapas ordenadas e unidas entre si, sendo necessário seguir um processo específico para organizar ações de treino. No futsal, o emprego correto dos princípios do treinamento esportivo é essencial e está diretamente relacionado à melhora da performance individual do atleta.
Cabe ressaltar, portanto, a importância do acompanhamento de um profissional especializado nesse treinamento esportivo. Em tal contexto, o papel do treinador é fundamental, pois ele ajuda os atletas a avaliar, aplicar e apreciar as estratégias no contexto da competição. Ou seja, sua função é levar os atletas a um grau elevado de conhecimento e de destreza, com o objetivo de ajudá-los a obterem resultados de alto nível. Isso tudo é possível por meio dos métodos de treinamento no futsal.
Há duas versões a respeito da criação do futsal: uma a atribui ao Brasil, em 1930, e outra ao Uruguai, em 1933. Em ambas, o futsal se apresenta como uma adaptação do futebol de campo. As narrativas que constituem essas versões contam que as primeiras partidas de futsal foram realizadas por alunos da Associação Cristã de Moços (ACM) de ambos os países, sediadas em São Paulo e em Montevidéu, respectivamente.
Além dessa, outra cobrança é a de tiro de canto. Essa cobrança é sinalizada quando um jogador toca a bola e ela sai inteiramente do limite da linha de fundo, sendo cobrada, também, com um passe.
Normalmente existem dois tipos de cobranças de faltas: o lançamento para a área, onde o cobrador lança a bola na área para que outro jogador cabeceie ou chute para fazer o gol; e a cobrança direta, onde o atleta chuta a bola para fazer o gol diretamente, seja por cima da barreira ou no canto onde o goleiro está ...
A punição ou o que chamamos de falta acontece quando o atleta ou membro da comissão técnica comete alguma irregularidade da regra do jogo. No futsal temos dois tipos de punições para as faltas cometidas, o tiro livre direto e o tiro livre indireto.
Livre Direto
Considera-se falta técnica aquela em que o atleta comete, intencionalmente, uma das seguintes infrações: Dar ou tentar dar pontapé no adversário, derrubar ou tentar fazê-lo usando as pernas, trancar o adversário de maneira violenta e perigosa, etc ...
Falta (futebol)
Neste vídeo, você vai conhecer quais as infrações do basquete. As infrações são regras quebradas que resultam em perda da posse de bola para o time que as cometer. ... Se a bola não tocar no chão fora de quadra, o jogador pode recuperá-la dando um pulo de modo que a bola permaneça no ar até voltar para dentro de quadra.
No basquete, não é permitido encostar o pé na bola intencionalmente. ... Todas as infrações marcadas pelo árbitro são punidas com a cessão da posse de bola para a equipe adversária. Ela é feita como forma de lateral cobrado próximo à área da infração.