Influências de negros, indígenas e portugueses só poderia criar lendas e mitos riquíssimos como o do boto, da cuca, do curupira e outros mais
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
Sobre a origem do mundo é um livro gnóstico que aborda a criação e o fim dos tempos. Ele foi encontrado entre os textos da Biblioteca de Nag Hammadi, imediatamente depois de Hipóstase dos Arcontes no Codex II.
A lenda da Iara ou lenda da mãe d'água, como também é conhecida, faz parte de umas das narrativas mais populares do folclore brasileiro. Ela narra a história de uma sereia que sai do mar todas as noites em busca de homens distraídos, e os leva para as profundezas com a intenção de matá-los.
A noite ficava guardada dentro de um caroço de Tucumã, protegido por Boiúna - a cobra grande - no fundo de um rio. Um dia, a filha da cobra grande, uma linda indiazinha, se casou. Ela disse ao seu marido que só dormiriam juntos quando fosse noite e ele, junto com um amigo, foi até o fundo do rio buscar o caroço.
O dia e a noite existe por causa da rotação que faz a Terra girar em torno do seu eixo. ... O dia e a noite existe por que a Terra gira em torno do Sol. Translação da Terra. Translação da Terra.
Os mitos e lendas fazem parte da cultura do homem amazônico, interferindo na formação de sua identidade, são apresentados como uma tentativa de explicar a realidade, como resposta e explicação da origem do mundo, o que é reproduzido através de cerimônias religiosas, que por sua vez, mantêm vivo o mito, dentro de uma ...