Quais As Clulas De Defesa Do Sistema Linftico?

Quais as clulas de defesa do sistema linftico

O sistema linfГЎtico Г© um conjunto de ГіrgГЈos, tecidos, vasos e canais que se distribuem pelo corpo para ajudar a filtrar e remover o excesso de lГ­quidos e impurezas do organismo.

A informaпїЅпїЅo contida neste portal estпїЅ disponпїЅvel com objetivo estritamente educacional. Em hipпїЅtese alguma pretende substituir a consulta mпїЅdica, a realizaпїЅпїЅo de exames e ou, o tratamento mпїЅdico. Em caso de dпїЅvidas fale com seu mпїЅdico, ele poderпїЅ esclarecer todas as suas perguntas. O acesso a InformaпїЅпїЅo пїЅ um direito seu: Fique informado.

Descrição Geral

Os capilares são vasos linfáticos pequenos e finos que coletam a linfa, e à medida que percorrem o caminho para levar a linfa para o coração, aumentam de tamanho e formam os vasos linfáticos.

Mulheres que passam pelo tratamento de câncer de mama com radioterapia ou retirada dos gânglios linfáticos da região da axila, por exemplo, podem apresentar alterações na capacidade de drenagem da linfa.

Os vasos eferentes se esvaziam nos troncos linfГЎticos. Os troncos linfГЎticos sГЈo nomeados de acordo com a regiГЈo do corpo que drenam. Existem quatro pares de troncos linfГЎticos: lombar, broncomediastinal, subclГЎvio e jugular. Existe ainda um tronco linfГЎtico Гєnico intestinal, que drena a linfa da maior parte dos ГіrgГЈos do trato gastrointestinal para a cisterna do quilo, a origem dilatada do ducto torГЎcico.

Funções do sistema linfático

<strong>Funções do sistema linfático </strong>

São grandes canais linfáticos, conhecidos como duto linfático esquerdo e duto linfático direito, onde os vasos linfáticos esvaziam a linfa, já filtrada. Esses dutos se conectam ao coração, por onde a linfa passa antes de retornar para a corrente sanguínea.

Esse site пїЅ protegido pelo reCAPTCHA e a polпїЅtica de privacidade e os termos de serviпїЅo do Google podem ser aplicados.

Anatomia

Os vários componentes do sistema linfático possuem diversas funções cruciais na manutenção da homeostase corporal, que incluem: manutenção da balanço de fluidos, transporte de grandes moléculas e vigilância imunológica.

O exame anatomopatológico do linfonodo sentinela é muito importante para o prognóstico e estadiamento do câncer. Se células tumorais forem encontradas somente no linfonodo sentinela, ou seja, no linfonodo regional, isso é uma indicação de que o tumor está em um estágio inicial. Por outro lado, se o tumor afetar linfonodos afastados do tumor inicial, isso pode indicar que o tumor está em estágios avançados.

Como funciona e quais são as funções do sistema linfático?

<strong>Como funciona e quais são as funções do sistema linfático? </strong>

É importante procurar a orientação de um médico ao apresentar cansaço extremo ou sinais como inchaço por muito tempo, sem causa aparente ou que atrapalhe as atividades diárias, perda de peso e febre.

Os capilares linfáticos são componentes do sistema linfático. Esses vasos linfáticos menores coletam o fluido intersticial dos tecidos e se organizam em redes chamadas de plexos linfáticos. Os plexos convergem para formar vasos linfáticos maiores, que levam a linfa para longe dos tecidos, em direção à corrente sanguínea.

Esse processo de desenvolvimento de ambos os tipos de linfГіcitos Г© chamado de desenvolvimento antГ­geno-nativo. ApГіs esse desenvolvimento inicial, os linfГіcitos entram na corrente sanguГ­nea e sГЈo levados atГ© os tecidos conjuntivos e os ГіrgГЈos linfoides secundГЎrios.

Г“rgГЈos linfoides e imunidade

As alergias acontecem quando o organismo aumenta a produção das células de defesa para tentar combater as substâncias, levando a inflamação e sintomas como espirros, corrimento nasal, entupimento do nariz ou dificuldade ao respirar.

De acordo com sua histologia e características funcionais, os linfócitos são divididos em três grandes grupos: linfócitos B, linfócitos T e linfócitos natural killer (NK). Sua principal função é estabelecer uma resposta imune específica contra partículas estranhas (antígenos). Os linfócitos B destroem os antígenos indiretamente, ao produzir anticorpos antígeno-específicos que se conectam aos antígenos e os marcam para sua destruição. Por outro lado, os linfócitos T e os natural killer destroem diretamente as células que estão infectadas por vírus ou se tornaram cancerígenas.

Os órgãos linfoides primários são o local de formação e desenvolvimento dos linfócitos. Existem dois órgãos linfoides primários: a medula óssea e o timo. A medula óssea contém as células-tronco que dão origem aos linfócitos. As células B se desenvolvem totalmente na medula óssea, enquanto as células T também se originam de células-tronco na medula óssea, mas migram para o timo, onde completam sua diferenciação.

Principais funções do sistema linfático

Função: o duto torácico coleta e conduz a maior parte da linfa do corpo para o sangue, ajudando a manter  o volume de sangue e a pressão arterial normais, além de evitar o acúmulo de líquido, conhecido como edema.

Os linfócitos são uma das principais células imunes do corpo. Eles se originam de células-tronco nos órgãos linfoides primários e fazem parte da resposta imune do tipo adquirida. Após sua maturação, os linfócitos migram principalmente até os órgãos linfoides secundários.

Create your free account or log in to continue reading!

Ao longo do percurso, tanto os vasos linfГЎticos superficiais como os profundos passam por linfonodos que monitoram o conteГєdo da linfa. Os vasos linfГЎticos que levam a linfa atГ© os linfonodos sГЈo chamados de aferentes, enquanto aqueles que transportam a linfa que jГЎ passou pelos linfonodos sГЈo chamados de eferentes.

Como o sistema linfático não tem um bombeamento, como o que é feito pelo coração, esta massagem pode ajudar no retorno de linfa, principalmente em pessoas que têm fragilidade destes vasos e tendência à retenção de líquidos, ajudando a diminuir inchaços no rosto ou no corpo. Veja como é feita a drenagem linfática.

Os órgãos linfoides secundários são o baço, as tonsilas, o apêndice vermiforme, os linfonodos e o tecido linfoide associado à mucosa (MALT). Quando seu processo de maturação nos órgãos primários termina, os linfócitos são realocados para áreas específicas desses órgãos linfoides secundários. Ali, eles entram em contato com antígenos pela primeira vez e passam pelo processo final de maturação, chamado de ativação antígeno-dependente. Esse processo os prepara para a batalha contra antígenos específicos.

Quer acessar esse vГ­deo?

Nessa doença, o parasita atinge os vasos linfáticos e bloqueia o fluxo da linfa, causando inchaço do órgão que teve sua circulação obstruída. Conheça os sintomas e saiba como tratar a filariose.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Quais sГЈo os linfonodos do corpo?

Os linfonodos são encontrados em maiores quantidades no pescoço (linfonodos cervicais), nas axilas (linfonodos axilares), nas virilhas (linfonodos inguinais), ao longo dos grandes vasos sanguíneos e nas cavidades do corpo.

Quando os linfonodos sГЈo preocupantes?

Os linfonodos inchados quase sempre são sinal de uma infecção perto da região, no entanto, existem alguns casos em que esse inchaço pode ser sinal de câncer e, a única forma de ter a certeza consiste em consultar um clínico geral para fazer exames, como exame de sangue, biópsia ou tomografia, por exemplo.

Qual a diferença do sangue ea linfa?

O líquido que circula no interior dos vasos linfáticos é chamado de linfa, que é um líquido esbranquiçado, de constituição semelhante à do sangue, diferindo apenas por não conter hemácias.