EQST

Quais As Causas De Excluso Do Crdito Tributrio?

Quais as causas de exclusão do crédito tributário?

São causas de exclusão do crédito tributário:

  • Apenas a isenção e a anistia, desde que se deem após o nascimento da obrigação tributária e antes do lançamento.
  • A imunidade, a isenção, a anistia e a não incidência, sob qualquer aspecto e a qualquer tempo, desde que ainda não efetuado o lançamento do débito fiscal.

São causas de suspensão de extinção e de exclusão do crédito tributário respectivamente?

De acordo com o Código Tributário Nacional, são causas de extinção, de suspensão de exigibilidade e de exclusão do crédito tributário, respectivamente, nessa ordem,

  • A. ...
  • B. o parcelamento; a consignação em pagamento, nos termos do disposto no § 2º do artigo 164 do CTN; a moratória.
  • C. ...
  • D. ...
  • E.

Qual é o significado de isento?

1 Que não está obrigado, que está livre de obrigações ou deveres; desobrigado, dispensado: Pedro foi isento de prestar serviço militar por sua baixa estatura. 2 Que é imparcial, a despeito dos próprios interesses; neutro: “[…]

Quem pode conceder imunidade tributária?

É o próprio poder público competente para exigir tributo que tem o poder de isentar. A União, com o advento da atual Constituição Federal, não pode mais instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios (Art. 151.

Quais são os casos de imunidade estabelecidos no art 150 da Constituição Federal?

A Constituição Federal proíbe a instituição de tributos em certos casos. ... São imunes aos impostos os templos de qualquer culto, os partidos políticos, os livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão (artigo 150, inciso VI, da Constituição Federal).

O que diz o artigo 150 da Constituição Federal?

Prescreve o artigo 150, VI, "d" da Constituição Federal de 1988, verbis: "Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) VI - instituir impostos sobre: (...) d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão."

Quais os requisitos para os partidos políticos Sindicatos dos Trabalhadores instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos alcancem a imunidade constitucional?

No tocante aos requisitos obrigatórios para a obtenção da imunidade in casu, são também, aqueles do artigo 14, do CTN, ou seja: - não distribuição de patrimônio ou rendas, não importa o título; - aplicação dos recursos integralmente no país; - escrituração de receitas e despesas em livros dotados de formalidades ...

Quais os requisitos a serem observados para que uma instituição de educação seja imune aos impostos?

a) não distribuírem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título; b) aplicarem integralmente, no País, os seus recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais; c) manterem escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.

É possível a extensão da aplicação do artigo 195 7º as sociedades de economia mista?

A Corte já firmou o entendimento de que é possível a extensão da imunidade tributária recíproca às sociedades de economia mista prestadoras de serviço público, observados os seguintes parâmetros: a) a imunidade tributária recíproca se aplica apenas à propriedade, bens e serviços utilizados na satisfação dos objetivos ...

Qual a natureza jurídica do benefício fiscal previsto no 7º do art 195 da Constituição Federal?

195 da Constituição Federal diz respeito à hipótese de imunidade tributária e determina que, farão jus a tal benefício, aquelas entidades beneficentes de assistência social “que atendam às exigências estabelecidas em lei”.

São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social?

195, § 7º da Constituição Federal. ... O referido dispositivo constitucional assim dispõe: "São isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes de assistência social que atendam às exigências estabelecidas em lei".

Em que consiste a imunidade recíproca por ricochete?

Imunidade recíproca por ricochete: breve análise da pertinência da aplicação da cláusula imunizante às sociedades de economia mista anômalas. ... Fala-se, pois, da sociedade de economia mista, cuja composição acionária é majoritária (50% mais 1) do ente público, sendo o restante de propriedade de particulares.

O que representa o princípio constitucional da não cumulatividade e a quais impostos se aplica?

Ressalto que a não-cumulatividade do ICMS trata-se de um princípio constitucional. A constituição Federal estabeleceu que no cálculo do imposto (ICMS) haverá a compensação do imposto devido em cada operação com o montante cobrado nas operações anteriores.