Neste sentido, segundo o escritor americano Robert Katz, existem três tipos habilidades administrativas básicas, ou seja, que são essenciais no dia a dia de todo profissional de administração. São elas: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.
Robert Katz foi um dos pioneiros no estudo das habilidades de liderança. Ele identificou três grupos de habilidades básicas que definem um líder.
Porque elas são importantes para a construção e manutenção dos relacionamentos e deliberação do que deve ser executado (ações) por cada envolvido nos trabalhos da organização. Diante disso, as Habilidades Humanas são essenciais no dia a dia dos CEO's, diretores, coordenadores, gestores e supervisores.
Habilidades gerenciais podem ser definidas como atributos que um gestor deve ter para realizar tarefas específicas em uma organização. ... Quando falamos sobre habilidades gerenciais, referimo-nos às habilidades de um gerente para manter alta eficiência na maneira como seus funcionários concluem suas tarefas diárias.
As competências duráveis de um bom administrador Para Chiavenato, o administrador precisa ir além das habilidades técnicas, humanas e conceituais, sendo necessário desenvolver também três competências que ele nomeia de duráveis. São elas: o conhecimento, a perspectiva e a atitude.
Para isso, ele deve planejar, organizar recursos e comandar sem esperar dos outros. Nesse contexto de proatividade, o administrador deve saber lidar com muita flexibilidade, tendo facilidade para se adaptar a ambientes e agir na hora certa.
15 competências gerenciais que todo gestor deve ter