Métodos ágeis são tanto iterativos, quanto incrementais. São iterativos por que o trabalho realizado é sempre melhorado em ciclos subsequentes. São também incrementais, por que o trabalho planejado é entregue em partes que são adicionadas ao todo do projeto.
O Sprint se inicia com a reunião de Sprint Planning, na qual se planeja o trabalho a ser realizado no próprio Sprint. Nessa reunião, Time de Desenvolvimento e Product Owner negociam, a partir dos itens do alto do Product Backlog, o que será desenvolvido.
O Product Backlog é uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Pode-se começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento.
Nas metodologias ágeis, a equipe não deverá exceder a dez pessoas. As estimativas de esforço e tempo são aplicadas a estórias e essa atividade é de responsabilidade da equipe técnica, frisa CTIC-UFPA (2011).
Em frameworks como o Scrum e o Kanban, as equipes devem estimar o tamanho que é igual a quantidade de trabalho aos quais a equipe se comprometeu a fazer. Somando o tamanho de cada cartão concluído ao final de cada Sprint, o resultado será a estimativa de velocidade, frisa Kniberg (2009).
Scrum. Esse nome tem sua origem em uma jogada do Rúgbi, na qual o time se movimenta em bloco em direção ao objetivo. Trazendo para a nossa realidade, é uma estrutura para organizar e gerenciar as ações do seu projeto, altamente adaptada para cenários complexos e inicialmente utilizada em TI.
O Product Owner é quem faz a ponte entre a área de negócios e a Equipe Scrum. De um lado, o Product Owner deve entender as necessidades e prioridades de todos os envolvidos na empresa para agir como seu porta-voz.
No Scrum, Product Owner (tradução: Dono do Produto) atua como um “procurador” do cliente, responsável por trabalhar com gerenciamento de produto em qualquer área, pode ser no desenvolvimento de software, e-commerces, treinamentos digitais e muitos outros setores.
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. ... As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
Sprint é um conceito utilizado em Scrum, uma metodologia de gerenciamento de projetos, e representa um dos pilares do projeto em desenvolvimento baseado nessa metodologia, consistindo em cada uma das etapas de um projeto, determinadas em espaços específicos de tempo.
O ScrumMaster atende o Product Owner de várias maneiras, incluindo:
O Scrum Master é o responsável por manter as práticas Scrum, apoiar os outros papéis e manter a comunicação e colaboração ativa. O guia oficial descreve esse papel como a de um professor, treinador, facilitador e a pessoa que remove os impedimentos.
A autoridade do Scrum Master é, de certo modo, limitada. Ele não delega tarefas e nem é responsável por alterar a maneira de gerenciar os recursos ou o escopo. No entanto, ele é capaz de tomar decisões coletivas e que sirvam para tornar a execução das etapas mais simples.
Visão geral. A cada dia do Sprint a equipe faz uma reunião diária, chamada Daily Scrum. Ela tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia que se inicia.
É importante que o Scrum Master exerça seu papel de evangelizador da cultura ágil na organização mas que abra espaço para o próprio time conduzir a reunião de Daily Scrum, focando sempre em oferecer autonomia para o time. Então, caso o SM não esteja presente na Daily o time consegue conduzir tranquilamente.
A participação do time é obrigatória, Product Owner, Scrum Master e outras pessoas (stakeholders, gerentes, cliente e etc) também podem participar, porém somente como ouvintes.
Até mesmo a reunião diária possui o "Time Box" de 15 minutos, não importando o tamanho da sprint. É importante respeitar cada janela de tempo para que o avançar de tempo de um não interfira no andamento do outro.
8 horas
O Time-boxe é usado para criar regularidade. Na prática consiste em uma quantidade de tempo, ou seja uma duração fixa que não poderá aumentar. Como exemplo de um time-box, o Sprints de um projeto deverá ter duração fixa com no mínimo 2 semanas e no máximo 4 semanas.
Todos os integrantes do Time Scrum participam desta reunião, sendo que o time-box máximo é de 8 horas de duração. Em Sprints menores, a duração tende a ser proporcionalmente menor.