O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.
Podemos ver pelas fórmulas que a diferença entre a variância da população e a variância da amostra fica no denominador da fórmula. No caso da variância da população o único item no denominador é “n” já na variância da amostra a fórmula o denominador trata-se do “n-1”.
Ou seja, a variância populacional é dada por:
E é assim que ele é calculado:
Eu diria ao candidato que assuma que numa tabela ou conjunto de valores é desvio-padrão amostral e use n-1. Quando, porém, for exercício sobre combinações de variâncias e desvios, use o populacional. Esta regra não é infalível, como disse, as bancas muitas vezes trocam um pelo outro.
Veja que a maior diferença entre as fórmulas de Desvio de padrão da população e desvio padrão da amostra reside no denominador. Assim como a variância, em que há diferenças quando aplicada à população ou amostra, há uma subtração do número de elementos por -1 no denominador.
Desvio padrão de uma amostra (ou coleção) de dados, de tipo quantitativo, é uma medida de dispersão dos dados relativamente à média, que se obtém tomando a raiz quadrada da variância amostral.
Para diferenciar uma média da outra, foi criada a noção de desvio padrão, que serve para dizer o quanto os valores dos quais se extraiu a média são próximos ou distantes da própria média.
O desvio padrão é uma das medidas estatísticas mais comumente usadas para demonstrar a variabilidade dos dados. É uma medida que estima o grau em que o valor de determinada variável se desvia da média. Matematicamente a raiz quadrada da variância é o desvio padrão.
Para obter uma estimativa do erro padrão, basta dividir o desvio padrão pela raiz quadrada do tamanho amostral. O resultado obtido também estará na mesma unidade de medida do valor amostral.
σ (sigma)
Como calcular desvio padrão no Excel
A sintaxe da fórmula de desvio padrão é =DESVPAD. P(Num1, Num2…), e a função vai ignorar valores lógicos e de texto. Por exemplo, na amostragem abaixo foi usada a fórmula =DESVPAD.
Como você sabe, o erro padrão = desvio padrão / raiz quadrada do número total de amostras, portanto, podemos traduzi-lo para a fórmula do Excel como Erro padrão = STDEV (intervalo de amostragem) / SQRT (COUNT (intervalo de amostragem)).
O cálculo %DPR excel requer duas funções, Média e STDEV. A função MÉDIA [= média (intervalo de dados)] calcula a média do conjunto de dados, enquanto o STDEV [= STDEV (intervalo de dados)] calcula o desvio padrão (DP) dos dados. A fase final do cálculo consiste em expressar o resultado como uma percentagem (*100).
Além disso, nos ensaios quantitativos, a precisão deve ser demonstrada por meio da dispersão dos resultados, calculando o desvio padrão relativo (DPR) da série de medições, também conhecido como coeficiente de variação, conforme a fórmula “DPR=(DP/CMD)x100”, em que DP é o desvio padrão e CMD, a concentração média ...
Desvio padrão pela fórmula do Excel O desvio padrão pode ser calculado diretamente pelo Excel, através da fórmula DESVPAD. P Para isso, basta acessar a fórmula de funções, escolher DESVPAD. P, selecionar os valores para o cálculo do desvio padrão e clicar Enter.