Quando ocorre instabilidade no sistema do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), tanto as páginas oficiais do Governo Federal quanto o aplicativo Meu INSS são afetados.
Em nota, a Dataprev informou que "ocorreu um desligamento não programado de alguns discos". Com isso, o site do Meu INSS está fora do ar há mais de um dia e os usuários não conseguem fazer consultas através do site ou do aplicativo. Também foram impactados os serviços prestados ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Para fazer um agendamento pelo Meu INSS, basta fazer login e, logo na página inicial, clicar em “Novo Pedido”. Digite o atendimento que você deseja, siga as instruções e realize seu agendamento.
O site do Meu INSS está fora do ar na manhã desta segunda-feira (22) e está causando transtornos para quem depende de serviços do órgão. Em nota divulgada nesta manhã, a Dataprev (empresa responsável pelo sistema de informática do INSS) explicou que houve uma falha durante uma manutenção feita em equipamento de armazenamento nesse domingo (21) no Datacenter do Rio de Janeiro.
Muitas vezes, o Meu INSS não permite o download do CNIS, porém, a extensão puxa automaticamente os salários de contribuição e vínculos para o sistema do Prev, que faz os cálculos.
Paulo Bacelar, diretor de processos administrativos do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) explica que a portaria se refere apenas aos prazos, não garantindo a Data de Entrada do Requerimento (DER) de um benefício.
O sistema não conclui o carregamento das informações, e tais problemas causam grande impacto na concessão e análise de benefícios, agendamento de perícia médica, consultas de agendamentos já feitos, demora na contratação de empréstimo consignado, atualização de dados, entre outros serviços.
Leia mais: Como fazer agendamento de serviços no INSS
O decreto com a antecipação foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 4 de maio. A medida vai beneficiar cerca de 30 milhões de brasileiros, que receberão um montante de R$ 62,6 bilhões. (FERNANDO NARAZAKI/Folhapress)
Você pode entrar no Meu INSS pela internet, acessando o site ou aplicativo. Para ter acesso aos serviços, basta se cadastrar escolhendo uma das opções disponíveis, como CPF, internet banking, etc.
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
“Também é importante que o interessado possa tentar abrir uma tarefa do requerimento desejado pelo telefone 135, para posteriormente juntar a documentação necessária quando o sistema estiver disponível. Assim, pelo menos não perderia a DER.”
Entre na loja de aplicativos do seu celular e confira se você está com a versão mais recente instalada. Caso contrário, faça a atualização e tente novamente acessar o sistema do INSS.
A portaria Dirben/INSS 993, de 28 de março de 2022, estabelece que em caso de instabilidade no sistema os prazos são prorrogados para as 24 horas seguintes ao dia agendado.
Nessas circunstâncias, é melhor aguardar um momento para tentar novamente, evitando possíveis problemas devido à alta demanda e congestionamento dos servidores.
A Dataprev comunicou que as equipes técnicas restabeleceram todos os serviços, mas o site do Meu INSS continua fora do ar. Nesta manhã, o site apresentava o erro 500 (Internal Server Error), enquanto o aplicativo gerava a seguinte mensagem: "Ocorreu um erro ao buscar seus dados". A falha técnica ocorre dias após liberada a consulta ao valor da primeira parcela do 13º salário, o que ocorreu na última sexta-feira (19). O pagamento ocorrerá a partir desta quinta-feira (25). A consulta é feita diretamente no site ou no aplicativo do Meu INSS.
Se você notar que o problema não é particular, não é falta de conexão nem aplicativo desatualizado, é importante entrar em contato pelo telefone do INSS, no número 135, ou comparecer em uma unidade próxima da sua residência.
Isso ocorreu por conta de uma instabilidade nos serviços do gov.br, ao qual o Meu INSS é vinculado, juntamente com outros serviços.