É indicado porém que não exagere na quantidade de exame feitas, principalmente no primeiro trimestre, pois ultrassons são uma forma de energia e pode afetar o bebê (de uma forma que os estudos não conseguiram detectar).
A realização do ultrassom na gravidez tem objetivos específicos para cada fase e é comum que seja realizado pelo menos um exame a cada trimestre de gestação. Contudo, não há uma quantidade certa ou ideal de quantos devem ser feitos.
Numa gravidez de baixo risco devem ser realizadas 3 ecografias obstétricas. São realizadas em diferentes fases da gravidez e são diferentes os seus objectivos. Assim: Ecografia obstétrica do 1º trimestre - Esta ecografia deve ser realizada entre as 11ª e as 13ª semanas e 6 dias.
Confira as ecografias que podem ser realizadas ao longo da gestação:
No entanto, nesta fase ainda não é possível visualizar o bebê, que só aparece dentro do saco gestacional após 4,5 a 5 semanas da gestação. Por esta razão, geralmente os médicos preferem esperar até a 8ª semana para solicitar o ultrassom para ter uma avaliação mais segura de como está o desenvolvimento da gravidez.
Na 6ª semana, o embrião já tem olhos evidentes e aparência mais familiar com um ser humano. A cabeça já toma forma e os membros como pés e mãos já começam a despontar. O seu pequeno coração pode ser visualizado e eventualmente ouvido através de um ultrassom com doppler.
Então, no caso de primeira gravidez, a gestante sentirá os primeiros movimentos entre a 18ª e 20ª semanas. Já no caso de mulheres que são mães e já passaram por essa experiência, elas poderão sentir os movimentos do bebê entre a 15ª e 18ª semanas.
A primeira coisa que se vê na ultrassonografia, entre 4 e 5 semanas de gravidez, é o saco gestacional. O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas.
Com 6 semanas, quase 2 meses de gestação, ainda não é possível ver a barriga da mãe. O feto ainda é muito pequeno e por isso as mudanças físicas quase não são perceptíveis. Para ter uma ideia, o tamanho dele com 6 semanas é de aproximadamente 4mm e o peso de 1g.