“São mais de três mil empresas que terão a Inscrição Estadual cancelada devido a omissão de DIC/EFD, CNPJ baixado, desenquadramento do Simei ou ainda por apresentarem locais incertos, inacessíveis ou desconhecidos.
Ter a inscrição suspensa significa que essas empresas não têm mais a permissão de emitir notas fiscais ou comprar mercadorias. Outra punição é a impossibilidade de obter a Certidão Negativa de Débito (CND) e a empresa fica sujeita à multas.
A Inscrição Estadual é o registro do contribuinte sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços - ICMS. ... Se o MEI não obtiver a inscrição estadual poderá passar por dificuldades na aquisição de mercadorias com fornecedores de fora do estado.
1) Para solicitar baixa de inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS, o interessado deverá acessar o Formulário de inscrição e alteração cadastral seguindo as orientações disponívei no Portal do Redesim acessando o serviço "Já Possuo Pessoa Jurídica" >> "Nova Baixa".
Como saber se a empresa tem Inscrição Estadual
A IE serve para o recolhimento do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Ao abrir um negócio, quando necessário, o empreendedor recebe esse número, que é bem parecido com o CNPJ, e se regulariza perante à Receita Federal. A responsabilidade desse registro é de cada estado.
A Inscrição Estadual, na maioria das vezes, possui 9 números*, os quais têm significados distintos: Os dois primeiros dígitos representam o estado de cadastro; Os outros seis números sequenciais indicam os números da inscrição de cada organização; Já o último dígito é o verificador ou o dígito de controle.
A Inscrição Estadual (IE) é atribuida aos contribuintes paulistas de ICMS e permite ao estabelecimento a emissão de Notas Fiscais. O Cadesp (Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado de São Paulo) contempla os dados de todos os estabelecimentos que possuem IE.
Desta forma, NIRE, CNPJ e Inscrição Estadual são obtidos por meio do mesmo processo. O pedido de abertura deve ser feito através do Via Rápida Empresa, disponível no site da JUCESP (http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/ homepage.
Como consultar um CNPJ na Receita Federal?
Para imprimir o cartão do CNPJ, acesse a página de emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, no site da Receita Federal. Em seguida, digite o número do CNPJ no campo "CNPJ".
Para emitir cartão CNPJ, basta acessar o site da Receita Federal e seguir os seguintes passos:
Passo A Passo Para Emitir Cartão CNPJ
Passo a passo
O registro será feito a partir de portal único (www.portaldoempreendedor.gov.br), onde se verificará a viabilidade do nome do empreendimento, se o CPF já consta em alguma outra organização e a partir daí será emitido o CNPJ do MEI. Tudo rápido e fácil, pela Internet.
Veja como consultar a situação do seu CNPJ MEI: