- Isaura: escrava de pele branca, é filha de um português com uma escrava negra. Foi criada como filha pela família que a possuía, porém, com a morte da matriarca que era sua protetora fica a mercê das crueldades de seu filho, Leôncio. ... Homem deformado, pretende se casar com a escrava.
Feitor Miguel (pai de Isaura e Capataz da Fazenda), homem bom e forte. Tratara bem aos escravos. Juliana (mãe de Isaura). Era a mais linda escrava e sofria de privações, por não querer ser amante do Comendador Almeida.
Escrito em plena campanha abolicionista (1875), o livro conta as desventuras de Isaura, escrava branca e educada, de caráter nobre, vítima de um senhor devasso. O romance foi um grande sucesso editorial e permitiu que Bernardo Guimarães se tornasse um dos mais populares romancistas de sua época.
Isaura é uma escrava branca, muito bonita e bem educada, que foi criada como filha na família em que serve. Durante muito tempo, foi protegida da matriarca, mas após a morte desta, Isaura tornou-se propriedade de Leôncio, um jovem recém-casado com Malvina.
Obra Escrava Isaura. A história se passa nos primeiros anos do reinado de D. Pedro II, nos Campos de Goitacases, à margem do Paraíba, no Rio de Janeiro.
18 de outubro de 2004
No último capítulo da quarta reprise de A Escrava Isaura, exibido nesta terça (18), Malvina (Maria Ribeiro) acabou como a culpada por ter dado a facada que matou Leôncio (Leopoldo Pacheco). Esse final ainda não tinha sido mostrado pela emissora, mas o desfecho foi o mesmo apresentado pelo Fox Life.
18 de agosto
A mãe de Isaura era escrava, seu pai branco. Provavelmente, uma “mulata” clara. Pelas leis derivadas da “One-Drop Rule”, se alguém tivesse uma gota de sangue negro, essa pessoa seria negra. ... Isaura, bela, pura e prendada como é, merecia um branco, o melhor de todos eles, Álvaro.
A obra produzida por Bernardo Guimarães divide os personagens bons dos personagens maus. A protagonista, Isaura, por exemplo, é extremamente idealizada por sua beleza que encanta a todos. A moça também possui um caráter exemplar e se guarda até encontrar o homem que de fato ama, Álvaro.
No ar desde 7 de outubro de 2019, em sua quarta reprise na Record TV, A Escrava Isaura, está prevista para terminar em agosto.
O último capítulo da história da escrava Juliana será mostrado em 12 de março, uma sexta-feira. No ar desde outubro de 2020, Escrava Mãe acumula uma média de 5 pontos na capital paulista.
Confira agora o resumo da novela Escrava Mãe (de 15/03 a 16/03/2021) e fique por dentro dos principais acontecimentos da semana. A trama foi produzida pela RecordTV e exibida originalmente no período de 31 de maio de 2016 a 9 de janeiro de 2017, em 159 capítulos.
Reprise. Foi reexibida de 18 de agosto de 2020 a 16 de março de 2021, na faixa das 15h15, com 149 capítulos, substituindo a reprise de sua sucessora original, no caso A Escrava Isaura e sendo substituída por Belaventura.
Belaventura
'Amor de Mãe' fica para 2021 e 'A Força do Querer' substituirá reprise de 'Fina Estampa'
A novela, no geral, não conseguiu boa audiência em sua reapresentação. Se a TV Globo continuar exibindo "A Força do Querer" à íntegra, o último capítulo da reapresentação será exibido no dia 12 de março.
"A Força do Querer, novela de Gloria Perez e direção de Rogerio Gomes, será a próxima novela das nove, exibida após Fina Estampa. Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder voltarão ao ar em 2021", informou a assessoria da emissora.
Após a edição especial de Haja Coração, a Globo retomará a exibição de Salve-se Quem Puder. A trama de Daniel Ortiz voltará ao ar no dia 22 de março, com os 54 capítulos previamente exibidos em 2020, antes da parada causada pela pandemia do novo coronavírus.
que Ti-Ti-Ti