É uma molécula de natureza anfipática (veja figura abaixo), ou seja, contém uma cadeia hidrocarbonada hidrofóbica, enquanto que o grupo carboxila terminal é hidrofílico (pode ser ionizado em pH=7). Os AG de cadeia longa são predominantemente hidrofóbicos, sendo portanto altamente insolúveis em água.
Ácidos graxos com ligações saturadas diminuem a fluidez da membrana e com ligações insaturadas aumentam a fluidez. As cadeias de ácidos graxos insaturados dos fosfolipídeos podem ser oxidados pelo gás oxigênio em uma reação radicalar em cadeia podendo levar a degradação das membranas.
· O ponto de fusão dos ácidos graxos aumenta com o aumento da cadeia, mas diminui com o aumento do número de insaturações. Isso ocorre porque a configuração "cis" das duplas ligações provoca uma dobra de 30º na cadeia, o que dificulta a agregação das moléculas.
De uma forma geral, os ácidos graxos apresentam cadeias carbônicas abertas saturadas (apenas ligações simples) ou insaturadas (uma ou mais ligações pi entre carbonos), nas quais o número de carbonos (R) pode variar entre 4 e 22 átomos.
Top 5 alimentos ricos em ômega 3!
Tabela dos alimentos ricos em ômega 3
Entre os cereais e as leguminosas, a aveia, o arroz, o feijão, a ervilha e a soja, constituem importantes fontes desse ácido. Nos óleos vegetais, a maior concentração do ácido alfa-linolênico ocorre no óleo de linhaça.
Alimentos ricos em CLA - Ácido Linoleico Conjugado
O CLA atua sobre o metabolismo das gorduras reduzindo o tamanho das células de gordura, levando consequentemente ao emagrecimento. Além disso, também facilita o ganho de massa muscular, o que se traduz em um corpo mais definido, com mais músculo e menos gordura.
Ácido gama-linolênico (GLA), também chamado de ácido gamolênico, é um ácido graxo essencial ômega-6 encontrado primariamente em óleos vegetais (com destaque para a prímula). É vendido como um suplemento dietético para tratar problemas com inflamações e doenças autoimunes.