Quando colocado exatamente sobre a linha imaginária do Equador, que cruza a capital do Estado, um ovo fica parado em pé, sem cair. ... Segundo ele, o ovo não sofre nenhuma influência específica da linha imaginária do Equador. Ele está sujeito à gravidade, e atua como em outros corpos.
Através dos paralelos é possível localizar a Latitude, que é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a linha do equador. A sua medida varia de 0 a 90 graus, sendo que a linha do equador corresponde a 0°.
Nesse sentido, quando tratando-se da antípoda de 0° de latitude e 0° de longitude, considerando o que foi dito anteriormente, temos que esta localiza-se ainda na linha do Equador, portanto continua com 0° de latitude, porém a mesma se encontra no antimeridiano de Greenwich, portanto apresenta 180° de longitude.
Meridiano de Greenwich
Como exemplo, tem-se o Meridiano de Greenwich, que é o meridiano 0º com a Linha Internacional de Data, correspondente ao meridiano 180º. São os meridianos que dividem, geograficamente, o planeta em dois hemisférios. Essa divisão ocorre baseada em Greenwich: à esquerda, tem-se o Hemisfério Oeste, e, à direita, o Leste.
As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.
Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente.
Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio.
As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. ... Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente.
Sistema das Coordenadas Geográficas Existem pelo menos quatro modos de designar uma localização exata para qualquer ponto na superfície do globo terrestre. Nos três primeiros sistemas, o globo é dividido em latitudes, que vão de 0 a 90 graus (norte ou sul) e longitudes, que vão de 0 a 180 graus (Leste ou Oeste).
Resposta: Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
Em topografia, as coordenadas são referidas ao plano horizontal de referência, o plano topográfico; o sistema de coordenadas topográficas é definido por um sistema plano-retangular XY, sendo que o eixo das ordenadas (Y) está orientado (é paralelo) segundo a direção norte-sul (magnética ou verdadeira) e o eixo positivo ...
Tem mais depois da publicidade ;) Dessa maneira, temos dois tipos de coordenadas geográficas: Latitude: São as linhas que tracejam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas como paralelas. O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de Equador.
SISTEMAS COORDENADOS E SUPERFÍCIES UTILIZADOS EM GEODÉSIA As coordenadas referidas aos Sistemas de Referência Geodésicos são normalmente apresentadas em três formas: cartesianas, geodésicas(ou elipsoidais) e planas.
UTM. A Projeção Transversa de Mercator, ou Conforme de Gauss, é o resultado da projeção da superfície da esfera em um cilindro tangente ao meridiano central. São úteis para representar áreas que são maiores no sentido Norte-Sul do que no sentido Leste-Oeste.
O que é a Projeção UTM? É um sistema universal, isto é, utilizado internacionalmente para representação da superfície da Terra. A projeção UTM é uma projeção analítica que tem como objetivo minimizar todas as deformações de um mapa a níveis toleráveis, representando-os em um sistema ortogonal.
Coordenadas geodésicas constituem o vínculo natural entre os diferentes sistemas de projeção cartográfica disponíveis num Sistema de Informação Geográfica (SIG). ... Quando há diferenças o SIG deve realizar uma conversão de “datum” planimétrico que se traduz pela alteração dos valores das coordenadas geodésicas.