EQST

Por Que A Ideia Da Mudança Da Capital Do Brasil Do Rio De Janeiro Para O Interior Do Pas?

Por que a ideia da mudança da capital do Brasil do Rio de Janeiro para o interior do pas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Por que a ideia da mudança da capital do Brasil do Rio de Janeiro para o interior do país?

Sonhada por mais de dois séculos, a criação de uma nova capital no interior do país é defendida desde o período colonial. No início,o objetivo era proteger a colônia de invasões que poderiam vir do litoral. Com o passar dos anos, a tese passou a ser o desenvolvimento do interior do país.

Porque Juscelino Kubitschek decidiu colocar em prática o projeto de construção de uma capital no centro do país?

O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

Por que mudaram a capital do Brasil?

Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.

Como a construção de Brasília possibilitou a integração da região Centro-oeste ao restante do país?

Com o tempo, a existência de Brasilia possibilitou o povoamento da região centro-oeste, construindo-se mais rodovias, progredindo na área da agricultura e originando outras cidades na região, um desenvolvimento que progride atualmente.

Como ocorreu o processo de ocupação e integração da região Centro-oeste?

Após a mineração, o povoamento assumiu feição dispersora. O movimento na busca por melhores pastagens acabou promovendo um grande desmatamento na região. No final do século XIX, foi iniciada a ocupação dos cursos superior e médio dos rios Tocantins e Araguaia, envolvendo portugueses, indígenas, negros e mestiços.