O casamento não está vinculado à igreja: ele é uma cerimônia civil. É o que diz o artigo 1512 de nosso Código Civil: “o casamento é civil e gratuita a sua celebração”. É apenas por exceção que nossa lei confere qualquer validade ao casamento religioso.
O ato nulo, ao contrário, é aquele que 'reúne todos os elementos necessários à sua existência, mas que é ferido de eficácia por infringir um preceito da lei'. ... O casamento inexistente é o nada (nihil est) e o nada não pode ser regulado pela lei.
O casamento é considerado inexistente quando é realizado entre pessoas do mesmo sexo, sem consentimento e celebrado por autoridade incompetente. Para ser considerado inexistente se faz necessário averiguar se realmente existe, e se existe de fato pode ser válido ou inválido.
2.
O casamento nulo está previsto no artigo 1.
É nulo o casamento contraído: I - pelo enfermo mental sem o necessário discernimento para os atos da vida civil; II - por infringência de impedimento.
A nulidade de casamento, pela gravidade de suas consequências, não admite interpretação extensiva, ou seja, ela só acontecerá na hipótese prevista em lei, qual seja: quando um ou ambos os cônjuges incorrerem em impedimento matrimonial. Os impedimentos matrimoniais estão previstos no artigo 1521 do Código Civil: Art.
4 anos nos casos em que o casamento foi realizado mediante coação; 3 anos para os casos de erros essenciais; 2 anos quando o matrimônio tiver sido celebrado por autoridade incompetente; 180 dias para os incapazes de se manifestar ou consentir.
Nesta terça-feira, em motu proprio (documento expedido pelo próprio pontífice), o papa Francisco promulgou novas regras para o processo canônico que reconhece a nulidade do matrimônio. Com isso, os trâmites que chegam a levar oito anos – e custar R$ 5 mil aos interessados – não devem mais ultrapassar 12 meses.
O pedido de anulação não é um divórcio — a Igreja considera que o casamento é um vínculo indissolúvel. No entanto, o matrimônio pode ser anulado se for comprovado que ele nunca foi válido. ... — Esses casamentos são nulos desde o começo.
O casamento religioso é considerado indissolúvel pela Igreja Católica. ... É o que faz o processo de nulidade matrimonial, conduzido pelos Tribunais Eclesiásticos –parecidos com os tribunais cíveis. A Igreja avalia se o casamento foi válido e, caso não tenha sido, ele é considerado nulo.
Para dar início ao processo de declaração de nulidade, é preciso que um ou ambos os cônjuges façam o pedido e entreguem pessoalmente em um Tribunal Eclesiástico. É dada a pessoa a oportunidade de ter uma conversa com um dos padres do tribunal para melhor analisar o caso.
Para comungar é preciso, entre outros requisitos, aderir à fé Católica, estar integrado à Igreja e encontrar-se em estado de graça. O ritual consiste de uma oferta do Corpo e do Sangue de Cristo por parte do sacerdote ou de outro membro da Igreja.
2. Pode administrar-se a santíssima Eucaristia às crianças que se encontrem em perigo de morte, se puderem discernir o Corpo de Cristo do alimento comum e comungar com reverência.
Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.
Quem comunga deva normalmente permanecer em ação de graças depois da S. Missa pelo intervalo de dez a quinze minutos durante os quais se conservam as sagradas espécies e, por conseguinte, a real presença do Senhor no comungante.
Observação para comunhão Também, se for receber na mão, coloque a mão esquerda em cima da direita, faça da sua mão esquerda algo como um trono ou uma manjedoura para que a Hóstia seja repousada. E assim, pegue com mão direita e eleve até a boca. Comungue sempre na frente do ministro ou do padre.
A Comunhão é considerada o ápice desta cerimônia, o banquete sagrado dos cristãos, o momento em que cada pessoa se torna portadora de Jesus em seu coração e em sua alma. ... Assim, comungar com Jesus não seria apenas um ritual, mas a prática do trabalho edificante exemplificado pelo próprio Messias.
A tradição nos Estados Unidos e no Canadá é agradecer pelos bons momentos, reunir a família em um jantar onde é servido abóboras, tortas de maçãs e de nozes, cookies, batatas-doces, purê de batatas, molho de cranberry e peru. Ademais, o Dia de Ação de Graças é celebrado com festas, missas, orações e desfiles.