Outra recomendação do nutrólogo é fazer uma mistura de água filtrada, água oxigenada 10% e solução aquosa de própolis bruto, inserindo algumas gotas no nariz. “Essa solução irá limpar todas as secreções presentes no rosto', destaca o especialista.
No caso de tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite e amigdalite, coloque três a quatro gotas do extrato de própolis em algum chá. Tome várias vezes por dia, sempre que necessário.
Proteção para as vias aéreas superiores como antimicrobiano natural para uso em resfriados comuns, sinusite, rinite e descongestionante nasal. A própolis nasal possui excelente ação antisséptica, descongestionante e regeneradora da mucosa nasal, é um produto natural e não tem contra-indicações.
Por isso, antes de utilizar algum descongestionante, existem algumas medidas caseiras que podem ajudar a desentupir o nariz, como:
A inflamação ocorre quando há algum tipo de estímulo do qual o tecido da mucosa precisa se defender. Por exemplo: quando apresentamos infecção viral (gripes, resfriados) ou por bactérias (sinusites), quando inalamos produtos irritantes (produtos químicos), ou nos processos alérgicos, como a rinite alérgica.
Confira 6 melhores remédios caseiros contra a sinusite:
Tratamento. Os corticosteroides sob a forma de sprays nasais ou comprimidos orais podem reduzir ou eliminar os pólipos. É necessária uma remoção cirúrgica dos pólipos quando os mesmos obstruem as vias respiratórias ou causam infecções frequentes nos seios paranasais.
As principais doenças que acometem o nariz são:
Sinusite bacteriana é uma infecção bacteriana dos seios da face (espaços ocos nos ossos da face ao redor do nariz). A sinusite bacteriana muitas vezes vem depois de uma infecção viral, como um resfriado ou gripe. Os sintomas mais comuns são nariz entupido e dor ou pressão na região ao redor do nariz.
Equipe Oncoguia Congestão nasal que não melhora com o tempo. Dor acima ou abaixo dos olhos. Bloqueio de um dos lados do nariz. Gotejamento nasal na parte posterior do nariz e da garganta.
A dor de cabeça de sinusite pode variar de leve a intensa, podendo ser maior durante o período da manhã. Ela costuma ser caracterizada por uma dor na face, atrás da testa, nas bochechas, na parte ao redor dos olhos e ouvidos e no maxilar superior.
Quais são os sintomas da sinusite?