O pimentão tem um sabor muito intenso, pode se comer cru, cozido ou assado, é muito versátil, e se chama cientificamente Capsicum annuum. Existe pimentão amarelo, verde, vermelho, laranja ou roxo, sendo que a cor do fruto tem influencia no sabor e aroma, mas todos são muito aromáticos e fazem muito bem para pele, circulação, e para enriquecer um regime alimentar equilibrado e variado.
O Site horta em casa agradece por poder informar e formar pessoas em conhecimento sobre as diversidades dos alimentos (frutas, legumes, etc.) e de como plantá-los, além disso, espero que tenha gostado de nosso artigo de hoje, Pimentão: O que é, Para que Serve, Benefícios e Malefícios! E se você é uma daquelas pessoas que amam Pimentão confira nosso outro artigo que ensina Como Plantar Pimentão em Casa.
Aquecer previamente o forno a 180 ºC e cozer o arroz num recipiente com água temperada com sal, durante cerca de 35 minutos, e escorrer no final. Entretanto, com uma faca, cortar a parte de cima dos pimentões, retirar as sementes, e colocar ambas as partes em água fervente, durante 2 minutos e retirar no final e escorrer bem.
Para aqueles que sofrem de hipertensão arterial, a ingestão do vegetal pode ser muito benéfica também para esse caso, pois como relatado o Pimentão tem boas quantidades de potássio, mineral que ajuda no controle do sódio no organismo, além disso, o potássio também ajuda na fluidez do sangue, já que relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão do sangue sobre esses.
Existem algumas variedades de pimentão, e as mais comuns são verde, vermelha e amarela, todas ricas em vitaminas e antioxidantes.
As pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais como gastrite, úlceras gástricas, azia, refluxo, ou que fizerem algumas cirurgia no trato gastrointestinal não são aconselhada a fazer uso do Pimentão, pois ele está no grupos de alimentos considerados irritantes gástricos, nesse caso ele pode causar muitos desconfortos se for consumido em tais situações.
Apesar de ser da mesma família das pimentas, o pimentão não tem a característica mais marcante delas: o ardor. Mas ainda assim ele pode ser um aliado interessante na sua cozinha, não só pelo sabor, mas também pelos seus benefícios à saúde.
Fósforo e cálcio são dois dos principais nutrientes importantes para a saúde de nossos ossos, pois ambos estão relacionados com o processo de reposição e recuperação da massa óssea.
O pimentão é uma excelente fonte de cálcio, que é o principal contribuinte para a saúde dos ossos e dentes. Além disso ele é um importante aliado na manutenção e formação do colágeno de nossas articulações, pois é rico em vitamina C.
O pimentão amarelo pode ser utilizado em uma série de opções de receitas, também como forma de tempero. Ademais, para isso, você pode utilizar ele picado em refogados de carne, sopas e todos os tipos de receitas.
boa noite eu nao sabia da importancia do pimentao nem essas diferença de cores eu achava que era de especie diferentes na verdade só pesquisei sobre pimentao porque uma senhora da minha igreja me disse que ela faz uso do pimentao para ajudar na digestao,entao fui conferir e realmente é rico em fibra.
De seguida, aquecer metade do azeite numa frigideira grande e refogar o alho e as cebolas, mexendo durante 3 minutos. Depois, juntar o aipo, as nozes, os tomates, o sumo de limão e a uva passa, refogando por mais 5 minutos. Retirar do lume e misturar o arroz, o queijo, o manjericão picado, o sal e a pimenta.
Todas as variedades de pimentão são boas fontes de vitamina C, vitamina B6 e magnésio, que juntos, podem ajudar na redução de ansiedade e estresse.
Lembrando que quando consumidos crus, os pimentões possuem quantidades maiores de nutrientes, já que o aquecimento pode alterar suas propriedades. Mas isso não torna o cozimento proibido, já que para tornar a dieta algo prazeroso, precisamos aproveitar as várias formas e sabores de cada alimento.
Dessa forma, isso é benéfico tanto para a saúde mental quanto para a perda de peso, se levarmos em conta que a ansiedade é algo que pode levar a uma alimentação compulsiva e em excesso.
De modo geral, o pimentão fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção do câncer, protege o cérebro de degenerações, auxilia na saúde da visão, blinda o coração e combate o envelhecimento precoce.
Assim como outros alimentos em tons amarelos (e alaranjados), tem grandes quantidades de vitamina C. Isso significa que ele é ideal para aumentar a imunidade, além de que o seu sabor é o mais adocicado entre os três.
Fontes: Andrea Bonvini, docente do curso de nutrição da Universidade Anhembi Morumbi; Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia); Gabriela Cilla, nutricionista da Clínica NutriCilla, graduada em gastronomia pelo Senac, em nutrição pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em nutrição clínica funcional pela VP Consultoria.