Para Que Serve O Exame De Tempo De Atividade Da Pr-trombina?

Para que serve o exame de tempo de atividade da Pr-trombina

Assim, o exame de tempo de protrombina é utilizado sempre que surgem sangramentos ou hematomas frequentes para tentar encontrar a causa do problema, assim como quando há suspeitas de problemas no fígado, sendo solicitado também a dosagem de TGO, TGP e GGT, por exemplo.

Exames do coagulograma

Além disso o coagulograma é indicado após a picada de um animal que possui toxina que pode interferir no processo de coagulação e no acompanhamento de pessoas que fazem uso de anticoagulantes, como a Heparina e a Varfarina, por exemplo. Conheça outros anticoagulantes e quando são indicados.

O teste também resulta do tempo de atividade da protrombina, como a atividade enzimática e o International Normalized Ratio (INR) – índice internacional normalizado que padroniza mundialmente os resultados. Usado no controle de uso dos anticoagulantes.

O que é tempo de Pró-trombina alto?

O que é tempo de Pró-trombina alto?

O uso de heparina em gestantes com trombofilia é fundamental para evitar problemas com trombose de fato na gravidez, evitar obstrução das veias é fundamental para saúde de mãe e bebê. O importante é o diagnóstico e tratamento, uma mulher com trombofilias pode sim ser mãe, basta identificar e tratar o quanto antes.

Diante deste problema foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a RNI (Relação Normatizada Internacional), que expressa a uniformização dos resultados, pois leva em consideração a sensibilidade do reagente utilizado. Essa relação é feita através dos valores do TP, da média do valor normal de um TP (que foi definida pela média de 20 valores normais de TP avaliada em um laboratório padronizado específico) e o índice internacional de sensibilidade (IIS), que é específico para cada reagente usado e é sempre informado pelo fabricante. Com esses dados, é calculado o TP através da fórmula

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA)

O resultado do exame do tempo de protrombina pode estar alterado devido a diferentes causas, por isso, sempre que existam alterações o médico pode pedir novos exames para conseguir identificar a causa correta e iniciar o tratamento. Algumas das causas mais comuns incluem:

O exame de TTP ou TTPA (Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada) é usado na detecção de deficiências ou inibidores dos fatores de coagulação da via intrínseca e comum. Ou seja, avalia os fatores XII, XI, IX,VII, X, V, II e fibrinogênio. Além disso, também é utilizado para monitoramento de anticoagulantes à base de heparina. 

Institucional

Institucional

Assim, o exame de tempo de protrombina é utilizado sempre que surgem sangramentos ou hematomas frequentes para tentar encontrar a causa do problema, assim como quando há suspeitas de problemas no fígado, sendo solicitado também a dosagem de TGO, TGP e GGT, por exemplo.

O tempo de trombina corresponde ao tempo necessário para que o coágulo seja formado após a adição de trombina, que é o fator necessário da coagulação para que haja a ativação do fibrinogênio em fibrina, que garante a estabilidade do coágulo.

TEMPO DE PROTROMBINA ( TP )

Resultados menores que menores que 21.00 são considerados baixos, mas raramente indicam alguma doença. Resultados entre 21.00 e 32.00 são considerados normais. Resultados maiores que 32.00 são considerados altos e indicam que há uma deficiência na coagulação.

O TP baixo é quando o tempo para parar o sangramento é menor que o valor de referência, de forma que a coagulação acontece muito rápida. Assim, embora os sangramentos sejam mais raros e parem rapidamente, há maior risco de formação de coágulos que podem levar a infarto ou AVC.

Educahr Saúde

O sangue é composto por diversas substâncias que possuem sua função bem estabelecida e alguns desses componentes são chamados de fatores de coagulação. Existem 13 tipos de fatores de coagulação que por sua vez, possuem um papel importante em estancar hemorragias ao romper vasos sanguíneos. A nomenclatura é expressa em números romanos existido desde o Fator I até o Fator XIII. 

O TP baixo é quando o tempo para parar o sangramento é maior que o valor de referência, de forma que a coagulação acontece muito rápida. Assim, embora os sangramentos sejam mais raros e parem rapidamente, há maior risco de formação de coágulos que podem levar a infarto ou AVC.

Como é feito

A Hemostase é o equilíbrio entre as proteínas pró-coagulantes e anticoagulantes, que mantém a fluidez do sangue pelos vasos, incluindo o controle da hemorragia e dissolução de coágulos. Alterações neste equilíbrio caracterizam algumas patologias, entre elas a hemofilia e a trombofilia.

Como entender o resultado: Em condições normais, o TTPA é de 21 a 32 segundos. No entanto, quando a pessoa faz uso de anticoagulantes, como a heparina, ou possui deficiência de fatores específicos da via intrínseca, como os fatores XII, XI ou VIII e IX, que são indicativos de hemofilia, o tempo normalmente é superior ao de referência, sendo indicado no exame que o TTPA está alargado. Confira mais detalhes sobre o resultado do TTPA.

Além do TP, pode ser também calculado o INR, que tem como objetivo padronizar o resultado a nível mundial, o que permite avaliar com mais precisão o desenvolvimento de doenças e efeito do uso medicamentos anticoagulantes, por exemplo. Assim, o valor do INR para pessoas saudáveis deve variar entre 0,8 e 1. Porém, no caso de se estar utilizando anticoagulantes orais o valor deve estar entre 2 e 3, dependendo da doença que levou à necessidade de fazer tratamento com esse tipo de remédios.

O que é atividade de Pró-trombina?

O tempo de protrombina ou TP é um exame de sangue que avalia a capacidade do sangue para coagular, isto é, o tempo necessário para estancar uma hemorragia, por exemplo.

Como coletar tempo de Pró-trombina?

Coleta: ORIENTAÇÃO DE COLETA: - Jejum não necessário - Anotar os medicamentos em uso; - Obter sangue por punção venosa e evitar garroteamento por mais de 01 minuto, hemólise, formação de bolhas e aspiração de líquido tissular. A agulha deve penetrar diretamente na veia na primeira tentativa (punção NÃO traumática).

Qual o valor normal para atividade de Pró-trombina?

O valor de referência do TAP para uma pessoa saudável deve variar entre 10 e 14 segundos. Já no caso do INR, o valor de referência para uma pessoa saudável deve variar entre 0,8 e 1. No caso de se estar utilizando anticoagulantes orais o valor deve estar entre 2 e 3.

Como é feito a coleta de coagulograma?

Como é feito O coagulograma deve ser feito com a pessoa em jejum de 2 a 4 horas e consiste na recolha de uma amostra de sangue que é encaminhada para análise, com exceção do Tempo de Sangramento (TS), que é feito na hora e consiste na observação do tempo que leva para o sangramento parar.